Entidades realizam reunião para planejar atividades de negociação coletiva com o Semesg

A Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Brasil Central (Fitrae-BC) realizou reunião, no último dia 5, com representantes do Sinpro Goiás, Sinaa-GO, Sinpror e Sinteea para avaliar e planejar atividades relativas a negociação coletiva com o Semesg. Após os esclarecimentos da pauta da reunião, o Presidente da Fitrae-BC, o Prof. Geraldo Profírio Pessoa, propôs, em primeiro lugar, que os representantes das entidades fizessem uma avaliação do processo negocial com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás (SEMESG) e, posteriormente, avaliassem as propostas de encaminhamentos para os procedimentos futuros.

Railton Nascimento de Souza, professor e Secretário de Formação do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro Goiás), abordou a necessidade em estabelecer com urgência, ações firmes em contraposição ao comportamento do SEMESG, em recusar-se a negociar as reivindicações com o Sinpro Goiás e com o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Privados de Ensino de Anápolis e Região (SINPROR).

A Presidente do SINPROR, Prof.ª Jane de Oliveira, relatou que ainda não distribuiu o panfleto que denuncia as atitudes das Instituições de Ensino Superior (IES) e de seu representante legal, o SEMESG, confeccionados conforme decisão tomada em reunião das entidades, em maio, alegando que quando ficaram prontos, no final de junho, já não havia mais tempo de o fazê-lo, devido ao início das férias.

Ela acrescentou ainda que, neste ano, o presidente do SEMESG não fez nenhuma questão de discutir as reivindicações dos professores do Ensino Superior e por conseqüência, o reajuste. Ela, e os demais, concordaram com a necessidade de estabelecer estratégias enérgicas que possam contrapor o descaso imposto pelo o SEMESG.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Setor Privado e Público Municipal de Anápolis e Região (SINTEEA), Aroldo Divino dos Santos informou que o Presidente do SEMESG, Jorge Bernardo de Jesus, o ameaçou com a não assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) já acordada, caso viesse assinar outros documentos denunciado as IES e o SEMESG, iguais ao que assinou com o Sinpro Goiás e com o SINPROR, publicado no jornal O Popular.

O Presidente do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar  do Estado de Goiás (SINAAE), João Garcia, avaliou como positiva, a antecipação do reajuste dos trabalhadores em educação para fevereiro/2015, bem como, a assinatura do Termo Aditivo à CCT, ressaltando as vantagens obtidas neste instrumento. Ele afirmou que ouve avanço nas negociações do ano de 2014 com a PUC – GO e que, com o SEMESG, ficou acordada uma mesa de negociação permanente a partir de agosto/2014, com vistas a CCT de 2015.

Após várias intervenções, os presentes aprovaram as seguintes propostas de encaminhamento:

1) Criar um fundo, das entidades de Goiás, filiadas à Federação, para financiar uma campanha planejada, objetivando fazer frente ao descaso do SEMESG com as reivindicações dos trabalhadores em educação no Ensino Superior;

2) Convocar o Coletivo Jurídico da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Brasil Central  (Fitrae-BC) para, em reunião, definir a propositura de ações, de forma ostensiva,  contra as IES que apresentarem irregularidades de qualquer natureza. Definiu-se também, que serão convidados para esta reunião, além dos advogados das entidades, os secretários de assuntos jurídicos e os seus presidentes;

3) Discutir a viabilidade de uma única convenção coletiva para os professores (as) (SINPRO/SINPROR), e uma outra para os técnicos administrativos (SINTEEA/SINAAE);

4) Discutir a possibilidade de intensificar os Acordos Coletivos de Trabalho com as IES com vistas a superar as dificuldades com o SEMESG, bem como, a possibilidade de fixar pisos salariais diferenciados, conforme o potencial de cada instituição.

Após a definição dos encaminhamentos, marcou-se nova reunião para o dia 19 de agosto, na sede do SINTEEA, ás 14h, para discutir o fundo que financiará a campanha de negociação coletiva com o SEMESG, e também, o planejamento e as estratégias.

A reunião com o Coletivo Jurídico, ficou definida para o dia 26 de agosto, às 14 h 30, na sede do SINAAE-GO. O Ato contínuo, passou-se para a discussão sobre o Congresso dos Técnicos Administrativos, realizado anualmente pela CONTEE, e que no último congresso ficou aprovado que, em 2015, seria realizado em Goiás. Com a preocupação de contribuir para o sucesso do evento, os presentes indicaram Evaristo Lourenço (FITRAE BC), Carlos Passos (SINAAE-GO) e Aroldo Divino (SINTEEA), como interlocutores junto a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), com vistas a contribuir no que for possível e necessário na organização do mencionado evento.

Presentes:

• Geraldo Profírio Pessoa (Presidente da Fitrae BC)
• Evaristo Lourenço (Vice-Presidente da Fitrae BC)
• Marcia Cristina S. Mendonça (Secretária Geral da Fitrae-BC)
• Jane de Oliveira (Presidente do SINPROR)
• João Garcia (Presidente do SINAAE-GO)
• Aroldo Divino dos Santos (Presidente do SINTEEA)
• Railton Nascimento Souza (Diretor SINPRO-GOIÁS)
• Rodrigo Sousa dos Santos (SINTEEA)
• Sebastião Teixeira Barbosa (SINTEEA)

Fonte: Fitrae-BC

Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goiás