Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Conselho Estadual de Educação divulga o calendário escolar da educação básica 2016

Está disponível para o público o calendário escolar de 2016 dos estabelecimentos de ensino da educação básica,  em Goiás, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Confira aqui

Tire suas dúvidas

  1. Eleuza Alves

    Ola,gostaria se possivel receber as atualidades sobre direitos do professor. Obrigada!

  2. joão lucas

    Ola,gostaria de saber so o estado de goias vai ter ferias no més da copa do mundo em 2014 porque em alguns estados vai adiantar as aulas para ter o feriado durante a copa sou de Bom Jardim De Goias -GO Colégio estadual aná rita de farias muito obrigada………!

    • Sinpro Goiás

      Olá, professor João Lucas. O Sinpro Goiás representa os professores da rede particular de ensino. Se você é professor apenas da rede estadual, o seu sindicato é o Sintego. Um cordial abraço.

  3. Ana Maria

    Boa tarde, gostaria de saber a partir de que dia, os professores da rede particular devem entrar em recesso? (dezembro)
    E a respeito do 13º é certo a escola pagar a 1º parcela no dia 12/12 e a 2º parcela 12/01/2014?

  4. Ana Maria

    No termo Aditivo diz: A partir de hoje, 12, o sindicato dos professores determina recesso escolar obrigatório no período de 21 de dezembro de 2013 a 10 de janeiro de 2014… Mas se a escola já estiver encerrado hoje dia 12, todas as suas atividades, os professores poderão entrar em recesso desde já?

    • Sinpro Goiás

      Sim, professora Ana Maria. Mas, por gentileza, ligue na sede do Sinpro Goiás no número (62) 3261-5455 ou nos informe o seu contato para que possamos obter mais detalhes do seu caso e, assim, lhe auxiliar. Um cordial abraço.

  5. Alessandro Temóteo Galhardo

    Sou professor de um colégio particular na cidade de Águas Lindas de Goiás, o colégio fez um calendário sem seguir o critérios mencionados nessa resolução. Gostaria de saber se devemos seguir com o recesso escolar entre 14 e 29 de junho de 2014 com inicio das aulas no dia 1 de agosto de 2014. Necessito de mais informações para poder conversar com o colégio.

    • Sinpro Goiás

      Professor Alessandro, por gentileza, ligue na sede do Sinpro Goiás no número (62) 3261-5455 ou nos informe o seu contato para que possamos obter mais detalhes do seu caso e, assim, lhe auxiliar. Um cordial abraço.

  6. Fabiana

    Gostaria de receber notícias sobre direitos, salários e novidades em geral dos professores!!! Obrigado! Bom dia !!

  7. Marcelo Rodrigues dos Santos

    Sou pai de uma aluna do ensino médio da cidade de caldas novas-GO e até o momento não foi divulgada a data para início das aulas na rede estadual, que dia se inicia as aulas?

  8. CLAUDIA VALERIA SIMAO RODRIGUES

    Olá,gostaria de saber como faço para conseguir lecionar na rede estadual de Goiás?

    • Sinpro Goiás

      Olá, professora Claudia. O Sinpro Goiás representa a rede particular de ensino. Para obter informações sobre a rede estadual procure o Sintego, que é o sindicato do ensino público no estado.
      Att,
      Sinpro Goiás

  9. stella

    Esse calendário vale para a rede particular? Pois aonde eu trabalho não ficou assim e ainda ficará faltando 4 dias de férias para os professores

    • Sinpro Goiás

      O calendário obriga todas as escolas públicas e particulares jurisdicionadas ao Conselho Estadual de Educação.
      Quanto às férias, o seu período é de 30 dias ininterruptos, sem nenhuma possibilidade de alteração.
      Att,
      Sinpro Goiás

  10. DEMETE SILVA DOS REIS GONÇALVES

    gostaria de receber atualidades sobre professores e calendario escolar 2014. obrigada!

  11. Wanessa

    Bom Dia. Gostaria de saber sobre as Férias de Empresas Bercarios?
    Temos que dar 30 Dias para todas as professoras????????????

    • Sinpro Goiás

      Boa tarde, Wanessa.
      Conforme a convenção coletiva assinada pelo Sinpro Goiás (Sindicato dos Professores do Estado de Goiás) e o Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Goiás), Cláusula 7ª, as férias dos docentes são de 30 (trinta) dias ininterruptos, a serem gozadas no mês de julho; sendo-lhes igualmente assegurados os períodos de recesso escolar, nos termos do Art. 322 § 2° da CLT.
      Att,
      Sinpro Goiás

  12. luzinete

    gostaria de saber porque existe tanta discriminação contra os professore contratos da rede de educação do estado de goiás

    • Sinpro Goiás

      Professora Luzinete, o Sinpro Goiás representa os professores da rede particular de ensino do estado de Goiás. Para sanar suas dúvidas em relação à rede pública, procure o sindicato que lhe represente, o SINTEGO.
      Att,
      Sinpro Goiás

  13. Flávia

    Qual é o salário base para os professores da rede particular? E a rescisão de trabalho onde é homologado, pois. paguei a taxa sindical e na hora da homologação não obtive respaldo, a partir de que tempo eu posso ter o apoio para esse casos? Obrigada pela atenção. Há!!! Gostaria de saber se exercendo duas função em uma instituição tenho direito de receber pelas funções ou não cabe ao dono escolher? E o salário do professores na atualidade qual é do coordenadores?Obrigada.

    • Sinpro Goiás

      Consoante a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, os coordenadores são professores para todos os efeitos legais; assim, os direitos assegurados a estes são estendidos a aqueles. O valor do salário-aula mínimo,para Goiânia, é de R$8,22, o que representa uma remuneração mensal de R$863,10 para quem ministra 20 aulas por semana.
      Nos termos do Art. 477 da CLT, as rescisões de contrato de professores com duração superior a um ano são homologadas pelo Sinpro Goiás; aquelas com o contrato com menos de um ano, na própria escola.
      O Sinpro Goiás jamais se recusou a prestar assistência e apoio a todos os professores independentemente de filiação, portanto deve haver algum equívoco na alegada falta de apoio.
      O Art. 884 do Código Civil proíbe o enriquecimento sem causa, ou seja, no caso trabalho gracioso; deste modo, quem exerce duas funções tem o inarredável direito de receber remuneração correspondente a ambas e não a uma só.
      Att,

      Sinpro Goiás

  14. Amanda Karolyna

    Bom dia,
    Gostaria de saber o porque as férias de julho se iniciará dia 1°/07 sendo que o ano letivo para alunos da rede estadual começou mais cedo esse ano por conta da Copa?

    • Sinpro Goiás

      Bom dia, professora Amanda.
      O Sinpro Goiás é o sindicato que representa os professores da rede particular de ensino. O que cuida da rede pública é o SINTEGO, portanto para obter essa informação o mais prudente é contactá-lo.
      Att,
      Sinpro Goiás

  15. Dinoracy T. de Souza Gomes

    Gostaria de saber sobre o direito do aluno ao recreio, pois minha filha estuda numa escola muncipal e ela é sempre privada desse beneficio.
    Abraços!

    • Sinpro Goiás

      Dinoracy, o Sinpro Goiás representa a categoria de professor e, da rede particular de ensino. Para obyer informações sobre direitos de alunos, consulte o Conselho de Educação.
      Att,
      Sinpro Goiás

  16. william machado

    gostaria de saber sobre o direito a licença patenidade.Tenho direito a quantos dias. grato

    • Sinpro Goiás

      Segundo o Art. 10 § 1°, até que a lei venha a disciplinar o disposto no Art. 7°, XIX, da Constituição, o prazo da licença paternidade a qual se refere o inciso é de cinco dias.
      Att,
      Sinpro Goiás

  17. william machado

    OBRIGADO pela atenção.

  18. Vitoria Lorrainy

    Olá,gostaria de saber se os alunos dos colégios das redes Estaduais de Goiânia,irão entrar de férias em Junho devido a Copa do mundo? Pois os alunos dos Colégios Estaduais da minha região começou as aulas dia 21 de Janeiro de 2014,eu queria saber por as aulas entrar mais cedo,as férias também entrariam? E que dia entrariam?

    • Sinpro Goiás

      Vitoria, somos o sindicato dos professores da rede particular de ensino. Para obter informações sobre os alunos da rede estadual, procure o Conselho Estadual de Educação.
      Att,
      Sinpro Goiás

  19. ANDRESSA PRINZ

    ESSE CALENDÁRIO E VALIDO EM QUALQUER PERÍODO QUANTO MATUTINO QUANTO VESPERTINO E NOTURNO?

    • Sinpro Goiás

      Sim, professora Andressa. O calendário é válido para todos os períodos.
      Att,
      Sinpro Goiás

  20. Divina Aparecida da Costa

    Ola! Bom tentei verificar a convenção SINEP ,pois sou professora da rede particular de Morrinhos -Goiás ,mas não consegui achar o que estava procurando .
    Bom gostaria de saber o que mudou na convenções. E também outra duvidas .E o nosso regimento é o mesmo que os da rede do município ou não .Bom Gostaria de um contato direto com vocês,liguei mas atendente pediu que eu entrasse em contato pelo site…. Gostaria que vocês entrassem em contato comigo diretamente (64)3413 5946. Grata!

    • Sinpro Goiás

      Professora Divina, o departamento jurídico entrará em contato com você o mais rápido possível.
      Cordialmente,
      Sinpro Goiás

  21. Catarina lopes

    trabalho em uma escola particular onde existem muitas reunioes fora do meu expediente , inclusive eventos sábados e domingos , quando questionodizem que é por isso que temos recesso no fim de ano. Isso é correto?

    • Sinpro Goiás

      Cara professora Catarina,
      O recesso escolar não se condiciona a nenhum trabalho exceto quanto a provas (exames), é o que diz o Art. 322 § 2° da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Nos Termos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 21 de dezembro inclusive a 10 de janeiro inclusive, nenhum trabalho pode ser atribuído ao professor. Assim sendo, as informações que lhe são prestadas pela escola carecem de fundamentação legal. Consoante o Art. 7°, Inciso XVI da Constituição Federal combinado com a cláusula 4ª da Convenção Coletiva todo o trabalho realizado fora do horário e/ou dos dias contratados, por exemplo, sábado, tem de ser remunerado com acréscimo de 50%.

  22. Aparecida

    No jornal que recebi este mês diz que salario do interior e de R$874,00 por 20 horas aulas semanais.Bom acho que não entendi o que são horas aulas semanais, pois segundo fui informada quem trabalha de segunda a sexta das 7 as 11h.Tem uma carga horária de 24 horas semanais.Então fazendo o calculo do salario pela convenção para este valor que apareceu no jornal só se for 20 horas semanais .Horas aulas seria de 45 min?Que no caso daria 22,5 por semana.Enfim com novo aumento o salario para interior é de R$874,00 para quem trabalha de segunda a sexta das 7h as 11hs?
    Enfim aqui o calculo é feito por 20h e chega ao resultado que descreve o jornal.Poderia por favor fazer este calculo para mim .Pois quero saber o valor correto que vai vir meu aumento .Att

    • Aparecida

      O Descanço Semanal remunerado é uma gratificação ou um direito?Fui informada que é uma gratificação.

    • Sinpro Goiás

      Professora Aparecida,
      É um direito consagrado e garantido pelo Art. 7º inciso 15 da Constituição e 7º da Lei 605 de 49 e 67 da CLT. Ademais, gratificação também é um direito.

      Att,
      Sinpro Goiás

    • Sinpro Goiás

      Professora Aparecida,

      O salário por 20 aulas semanais é R$ 917,70 e não R$ 874,00. R$ 8,74 é o valor da hora aula. Para quem ministra 24 aulas semanais, o salário é de R$ 1101, 24 (24 x 5,25 x 8,74).

      Att,
      Sinpro Goiás

  23. Francielle Andréa Moraes Caetano

    Sou pedagoga pos graduada em psicopedagogia institucional; inclusiva e libras. No momento não estou atuando pois não consigo oportunidade. Tenho o direito de me cadastrar e possuir minha carteirinha ou não?

  24. Aparecida

    Grata! pelos esclarecimentos att Cida

  25. Ariane

    Irei me casar e gostaria de saber quantos dias tenho direito a LICENÇA DE GALA, pois procurei na convenção coletiva e não encontrei.

    • Sinpro Goiás

      Professora Ariane,
      A licença de gala é de 9 dias, conforme Art. 319 da CLT (Convenção Coletiva de Trabalho).
      Att,
      Sinpro Goiás

  26. Professoresmorrinheses

    Os dias do jogo do Brasil é feriado Nacional ou pode ter aula normal ?

    • Sinpro Goiás

      O calendário dos jogos da Copa de 2014 é decisão de competência do poder público, cabendo a ele a definição se será feriado ou não.

      Att,
      Sinpro Goiás

  27. Prof Lúcia

    Gostaríamos de saber sobre o dia do jogo do Brasil no calendário da sinpro é recesso, uns dizem ser feriado nacional .
    Bom aqui disse que é dia normal de aula .O que é correto ?Ah os recessos dados pós feriado é um direito ou uma gratificação que a escola dá? Ele pode ser descontado ?Por exemplo pelo dias de hora extra.
    Att Lúcia

    • Sinpro Goiás

      Professora Lúcia,
      Os dias de recesso não podem ser objeto de compensação sob nenhuma hipótese. Quanto ao calendário dos jogos da Copa de 2014, é decisão de competência, cabendo a ele a definição se será feriado ou não.

      Att,
      Sinpro Goiás

  28. Jaime

    Olá. Gostaria de saber qual o piso salarial para professores de ensino superior.

    • Sinpro Goiás

      Olá, professor Jaime, não há piso salarial para professores de ensino superior.

      Att,
      Sinpro Goiás

  29. Jakelyne

    Boa tarde, como funcionará as escolas particulares nós dias de jogos da copa? Obrigada!!!!

    • Sinpro Goiás

      Boa tarde, professora Jakelyne,
      O calendário dos jogos da Copa de 2014 é decisão de competência do poder público, cabendo a ele a definição se será feriado ou não.

      Att,
      Sinpro Goiás

  30. Prof Lúcia

    Como funciona em questão aos recessos escolares do calendário Escolar é um direito,pois na minha escola a diretor conta como horas em haver …Por exemplo nos próximos dias 19 feriado 20 recesso dai ele desconta este dia 20 depois dizendo que recesso ele só dá porque ele quer? Ou seja poe uma reunião no turno noturno ou pelo dia que vamos trabalhar 3 turnos na festa dos pais …..Sendo que recesso está no calendário escolar.

  31. Jennifer

    Olá! Gostaria de saber quais são os dias do recesso obrigatório no final do ano.
    Att,

    • Sinpro Goiás

      De 21 de dezembro inclusive a 10 de janeiro inclusive.

      Att,
      Sinpro Goiás

  32. Ariane

    Gostaria de saber, para quando está previsto o reajuste salarial dos professores do ano de 2017?

Deixe aqui sua pergunta

*