Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Os impactos negativos dos sites de busca na educação

Entenda os erros comuns cometidos pelos estudantes na hora de usar essas ferramentas
                                                                                _

Não há dúvidas de que a internet, em especial os sites de busca, facilitam muito o ensino e a pesquisa em escolas e universidades. No entanto, o hábito de recorrer apenas a tais sites pode ser prejudicial aos estudantes. Isso acontece por diversos fatores, por exemplo, a ilusão de que sempre haverá uma resposta pronta, não importa qual seja a pergunta.
Outro problema é que, em geral, os estudantes procuram a primeira resposta, não necessariamente a mais qualificada ou com a fonte mais confiável. Também é muito comum que os alunos voltem para a página inicial, ou abram novas abas no navegador, perdendo a fonte na qual pesquisavam.
Existe também um fator prejudicial relacionado à própria lógica dos códigos. Ao procurar os sites que mais se relacionam com a pesquisa do usuário, frequentemente adotando critérios de popularidade e não de relevância, os sites de busca acabam se limitando. Por isso, é comum que não relacionem conteúdos interessantes às pesquisas.
A solução está não no retorno aos métodos antigos de pesquisa, mas no uso de novas plataformas, que permitam que o usuário guarde os conteúdos e tenha acesso fácil a eles a qualquer momento, como os softwares StumbleUpon, Diigo, Pearltrees e Scoopit. Já quando se trata de pesquisas de imagens, o Pinterest também é uma ótima opções, pois permite que as pessoas criem seus próprios bancos de dados.
_
Jorn. FERNANDA MACHADO
Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goiás