Em defesa de uma reforma política democrática, da educação e dos trabalhadores

Reforma política democrática, educação, trabalhadores. Essas são as bandeiras das lutas que se intensificam nas ruas nesta semana. De hoje até quinta-feira (28), os deputados pretendem apreciar, em Plenário, a proposta de alterações no sistema político brasileiro que tramita na Câmara. No entanto, o que está sendo discutido na Casa não contempla a defesa de uma transformação efetiva como a almejada pelos setores progressistas da sociedade. Pelo contrário, segundo a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, a correlação de forças na Câmara dos Deputados aponta para um possível retrocesso.

Em função disso, a Contee – que está no Congresso acompanhando as discussões – reforça às entidades filiadas e a toda a categoria o pedido da Coalizão para ampliar a denúncia contra a tentativa de constitucionalizar o financiamento de campanhas por empresas e contra a aprovação do chamado “Distritão”. É preciso ainda continuar a coleta de assinaturas físicas e virtuais de apoio ao projeto de Reforma Política Democrática da Coalizão. Quanto maior o número de assinaturas, tanto físicas como virtuais, mais força ganha a nossa proposta.  A assinatura de apoio pela internet pode ser feita pelo site Avaaz.

Além disso, também é fundamental a pressão direta sobre os parlamentares, em seus respectivos estados. Conforme reitera a Coalizão, a experiência política indica que as pressões sobre os parlamentares, em suas respectivas bases eleitorais, exercem forte influência.

Defesa da educação

Na próxima quinta-feira (28), também é o Dia Nacional de Luta pela Educação. Ontem (25), a Contee se juntou às entidades estudantis, manifestando seu protesto contra o corte de R$ 9 bilhões no setor, e conclamou sua entidades filiadas a participar e promover atos em seus estados e municípios, a fim de garantir que não haja #NenhumCentavoAmenos!, porque uma pátria realmente educadora não faz cortes na educação (leia aqui). Já a CNTE fortalece essa luta promovendo, no mesmo dia, um movimento nacional pela valorização do educador – a mobilização SOS Educação Pública –, a fim de mostrar que a sociedade é contra a precarização dos direitos dos trabalhadores. A convocação da CNTE é para que as pessoas usem preto para ir às escolas, ao trabalho, e façam faixas pretas com a #SOSEducaçãoPública. A ideia é que a participação seja fotografada e compartilhada nas redes sociais.

Pelos direitos dos trabalhadores

Por sua vez, a sexta-feira (29) será dedicada à mobilização geral convocada pelas centrais sindicais CUT, CTB, Conlutas, CSB, Intersindical, Nova Central e UGT. Os trabalhadores vão à luta contra o projeto de terceirização sem limites, aprovado na Câmara dos Deputados como Projeto de Lei 4330 e que agora tramita no Senado como PLC 30, e contra as Medidas Provisórias 664 e 665, que restringem o acesso ao abono salarial, auxílio-doença e seguro-desemprego, dentro do perverso pacote do ajuste fiscal.

Mais uma vez, a Contee reafirma seu compromisso com essa luta e os diretores também estarão nas ruas denunciando e combatendo a retirada de direitos dos trabalhadores.

Fonte: Contee

Jorn. FERNANDA MACHADO