Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Você tem um minuto pra falar sobre o suicídio?

SINPROGOIAS- SUICIDIO00001

Por

Jaqueline Olina de Oliveira

Psicóloga

 

O suicídio é a segunda maior causa de mortes no planeta! E mais, sabia que Brasil é o oitavo país com maior número de suicídios no mundo?

Esses dados chocam um pouco, não é mesmo? Por isso está na hora de pararmos de tratar esse assunto como tabu e olharmos para esta realidade, só ganhando a devida atenção ela poderá ser transformada. Para conscientizar a população da gravidade da situação esta campanha, Setembro Amarelo, está sendo realizada no Brasil desde 2015.

Você sabe identificar a diferença entre uma tristeza prolongada, uma depressão e indícios de que alguém verdadeiramente está pensando em suicídio? O objetivo deste texto é trazer este esclarecimento e dar algumas dicas de ação.

A tristeza é uma emoção saudável e importante para termos um tempo de adaptação à perda de algo ou alguém que fazia parte da nossa vida. Em geral ela faz parte do luto e cada um tem seu tempo para vivenciá-la, também pode vir de outras vivências como abandono e solidão. Essa é uma emoção naturalmente mais introspectiva e quando encarada com consciência e paciência leva ao autoconhecimento, crescimento pessoal e pode encerrar com grandes aprendizados. Não precisamos ter medo de ficarmos tristes, pelo contrário, a tristeza que negamos pode gerar consequências a longo prazo como depressão se a pessoa já não conseguir mais esconder o que dói. Apenas fique atento para evitar que você mesmo não crie a repetição da sua tristeza. Se isso acontecer procure um psicólogo, ele vai te ajudar a mudar estes pensamentos.

A depressão é um transtorno mental grave caracterizado pela tristeza profunda e prolongada, marcada pela impotência e dificuldade em lidar com questões simples na vida como acordar, tomar banho, comer e sair de casa, conversa. Na depressão a pessoa tem pensamentos rígidos predominantemente negativos e repetitivos em relação a si mesmo, aos outros ou à vida. É o transtorno mental mais comum e incapacitante do mundo e uma das maiores causas de afastamento do trabalho. Você sabia que 1 em cada 4 pessoas passa por depressão no mundo? Essa doença não é frescura!

Ela pode ser motivada pela acúmulo de situações de perda em que a pessoa não parou para se restabelecer ou também sem motivo aparente, porém independente da causa, ela é uma doença séria que precisa de tratamento adequado e contínuo. É necessário ficar atento, ter compreensão com quem estiver nesta situação, acolher os sentimentos do outro e  incentivá-lo a buscar ajuda profissional. Psicólogo não é para doido e sim para quem quer ficar melhor!

Casos graves de depressão podem levar ao suicídio, principalmente se a pessoa não busca ajuda ou não se abre com os mais próximos. Segundo pesquisas a tentativa prévia de suicídio é o maior indicativo de risco. Outro grande risco é a ideação suicida, ou seja, falas que indicam que a pessoa tem pensado nisso. Por tanto se alguém te disse algo do tipo, não ignore: dê atenção de qualidade a quem precisa conversar. Demonstre estar disponível para ajudar e ouvir quando possível. Lembre-se, você não é um psicólogo. Esta pessoa precisa de ajuda especializada, mas você pode ajudá-la a se sentir um pouco melhor e tomar atitudes para sair dessa.

Se você está passando por um momento de desilusão e desespero, algumas dicas que podem te ajudar:

  • Busque tratamento adequado através de psicólogos, terapeutas e médicos de confiança.
  • Respire profundamente várias vezes sempre que estiver se sentindo mal ou ansioso. Isso ajuda a renovar os pensamentos e oxigena o cérebro. Uma boa ajuda são os aplicativos que auxiliam a meditar e ensinam a respirar corretamente.
  • Inicie exercícios físicos para diminuir a sobrecarga da mente e liberar hormônios do prazer no corpo. Pode ser algo simples e frequente como caminhadas ao sol no começo da manhã ou fim da tarde.
  • Aprenda a pedir ajuda, carinho, atenção quando precisa e aprenda a aceitar mais carinho dos que te cercam do jeito que eles conseguem oferecer. Cada um tem um jeito único de gostar e demonstrar!
  • Expresse mais suas opiniões e sentimentos àqueles que te querem bem ou podem te ajudar de algum modo.
  • Use seu tempo para cuidar mais de você e do seu bem estar fazendo coisas simples que você gosta e talvez tenha abandonado.

A vida é mesmo cheia de incertezas, desafios, frustrações, diante disso você pode buscar forças, recursos, ajuda. Deixe o orgulho de lado, sua vida vale mais que ele. Todo mundo conhece alguém que já passou por esta situação. A depressão é o segredo que compartilhamos e o suicídio um grito mudo de socorro. Vamos abrir nossos ouvidos, nosso coração e nossa boca pra falar dessa realidade e nos apoiarmos, pois não estamos sozinhos!

 

Jaqueline Olina de Oliveira é psicóloga conveniada ao SINPRO GOIÁS

Foto: site psiconlinews.com