Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

VEM AÍ O ESPAÇO DAS PROFISSÕES ITINERANTE

Desta vez, a cidade de Senador Canedo irá conhecer mais sobre a UFG

Texto: Caroline Pires

A escolha de um curso de graduação sempre é uma decisão complexa para os estudantes, mas pode ser amenizada quando eles entendem melhor o funcionamento dos cursos, seus objetivos e mercado profissional. Atenta a importância desse conhecimento prévio para a realização de uma escolha correta, inclusive para reduzir os índices de evasão de cursos, a Pró-reitoria de Graduação irá realizar no dia 17 de outubro, das 9h às 17h, mais uma edição do Espaço das Profissões Itinerante, na Praça Criativa – Av. Dom Emanuel, Conjunto Uirapiru, em Senador Canedo.

A pró-reitora adjunta de Graduação, Heliny Carneiro, explica que ainda hoje é comum que, pessoas em geral, não saibam que a UFG, por exemplo, é uma instituição gratuita e que exerce o ensino, a pesquisa e a extensão com excelência e compromisso social. “Na região onde realizaremos as atividades há diversas escolas que nos demandaram a realização de um Espaço das Profissões voltado para esse público, que muitas vezes não tem acesso facilitado à edição anual que promovemos do evento, geralmente realizado no mês de maio”, explicou.

O evento é uma oportunidade para a aproximação da universidade com, não só estudantes dos últimos anos do ensino superior e fundamental, mas também com toda a sociedade, permitindo um contato direto com projetos de extensão e serviços oferecidos pela Universidade. Na região onde será realizado o Espaço das Profissões Itinerante há 30 escolas, estaduais e municipais, que estão convidadas a participar da programação. A última edição foi realizada em setembro de 2022, no Jardim Guanabara.

Gestão que prioriza o Ensino

A UFG conta hoje com 20 mil alunos de graduação em seus 108 cursos, sendo 3 deles EaD. Toda essa comunidade acadêmica, maior do que muitos municípios brasileiros, está distribuída em quatro campus, nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás. Durante a sua formação, os estudantes participam não só de atividades de ensino, mas tem a oportunidade de participar de ações de extensão, que hoje são mais de 2000 em andamento, bem como participar dos mais de 730 projetos de pesquisa.

“Queremos construir uma gestão participativa fora dos gabinetes, ouvindo estudantes, servidores e técnico-administrativos para que possamos aperfeiçoar ainda mais o Ensino na UFG. O Espaço das Profissões se soma a essas ações proporcionando aos participantes não só escolher um curso de graduação, permitindo um momento de troca de saberes entre a universidade e a sociedade”, concluiu.

 

Fonte: Secom/UFG