Solidariedade entre os povos e nações e o combate às guerras

A Contee, entre suas resoluções congressuais, tem expressamente, como um de seus princípios, a defesa da paz e da solidariedade entre os povos e nações e o combate às guerras. Coerente com seus princípios, a Confederação tem participado de missões de solidariedade à Palestina, cujo povo é vítima do sionismo de Israel e das mostras de seu poderio militar. Assim, a entidade se junta às vozes que bradam em prol do povo palestino e de seu direito à autodeterminação.

A Contee também se une às demais entidades e movimentos sociais que defendem a Palestina na cobrança de providências à comunidade internacional e ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, que precisa agir de maneira firme no estabelecimento da paz, pondo fim ao massacre contra o povo palestino que se desenrola diante dos olhos atônitos do mundo.

A Contee tem manifestado seu repúdio aos ataques israelenses à faixa de gaza, numa política genocida que já sacrificou a vida de mais de mil palestinos e feriu outros milhares – principalmente mulheres e crianças – só nas últimas semanas.

A Contee se une às vozes dos milhares de manifestantes que tomaram as ruas de São Paulo nos últimos dias. Na última sexta-feira, 25 de julho, as centrais sindicais CTB, CUT, Força Sindical, UGT e NCST lançaram uma nota condenando a agressão contra o povo palestino e exigindo um imediato cessar-fogo e a retirada das tropas da Faixa de Gaza.

Assim como os manifestantes presentes no ato público e os representantes das centrais sindicais e de partidos políticos progressistas e defensores dos direitos humanos, a Contee defende o rompimento imediato das relações militares, comerciais e diplomáticas com Israel, assim como o fim do Tratado de Livre Comércio (TLC) do Mercosul com o Estado sionista.

Neste momento, é imprescindível a união das entidades que representam os trabalhadores, dos movimentos sociais e das forças progressistas no repúdio ao genocídio palestino, no combate à violência e no apoio à criação do Estado da Palestina.

Diante desse quadro, a Contee orienta suas entidades filiadas para que reforcem este movimento, através de matérias nos seus meios de comunicação. Outras informações sobre nosso posicionamento e o abaixo-assinado que está sendo encaminhado pelo movimento em defesa da paz poderão ser acessadas no Portal da Contee (www.contee.org.br).

Não ao Genocídio – Pela Paz!  Não à Guerra – Pela Solidariedade entre os Povos!

__

Madalena Guasco Peixoto