Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Com a exibição do filme “A educação proibida”

  A educação ProibidaO Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro Goiás), através da Secretaria de Formação, realizará no próximo sábado, 16, a partir das 9 h, na Vila Cultural Cora Coralina, a 3ª edição do CineClube 2015 (com certificado). Nesta edição, será apresentado o filme, “La Educación Prohíbida” (A educação proibida/2012).

O evento, gratuito, é aberto a professores (as), filiados (as) ou não à entidade, estudantes, interessados em cinema e aos demais.

Objetivos:

  • Promover discussões concernentes ao dia a dia do trabalho docente, a partir das provocações do cinema;
  • Formar um acervo de filmes que auxiliem os docentes em sua formação pessoal e profissional;
  • Consolidar o Sinpro Goiás como um espaço de formação ética e cultural para professores (as) do Estado de Goiás por meio da linguagem cinematográfica.

 

 

Sinopse 

A escola tem mais de 200 anos de existência e é considerada a principal forma de acesso à educação. Hoje em dia, a escola e a educação são conceitos amplamente discutidos em foros acadêmicos, políticas públicas, instituições educativas, meios de comunicação e espaços da sociedade civil. Desde sua origem, a instituição escolar tem estado caracterizada por estruturas e práticas que hoje são consideradas obsoletas e anacrônicas.Dizemos que não acompanham as necessidades do século XXI.Sua principal falência se encontra em um projeto que não considera a natureza da aprendizagem, a liberdade de compreender a importância do amor e dos vínculos humanos no desenvolvimento individual e coletivo

A partir destas reflexões críticas surgem , ao largo dos anos, propostas e práticas que pensaram e que pensam a educação de uma forma diferente. “La Educación Prohibida” é um documentário que propõe recuperar muitas delas , explorar suas ideias e visibilizar experiências que se atrevem a trocar as estruturas do modelo educacional da escola tradicional.
Mais de 90 entrevistas a educadores, acadêmicos, profissionais, autores, pais e mães envolvendo 8 países de Iberoamérica, passando por 45 experiências educativas não convencionais; mais de 25.000 seguidores nas redes sociais antes de sua estréia e um total de 704 coprodutores que participaram em seu financiamento, convertendo a La Educación Prohibida em um fenônemo único. Um projeto totalmente independente de uma magnitude inédita que dá conta da necessidade latente do crescimento e surgimento de novas formas de educação.

 

 

Serviço:

CINE CLUBE DO SINPRO GOIÁS – 3ª SESSÃO

Data: 16/5/2015 – sábado

Horário: 9 h

Local: Vila Cultural Cora Coralina

Rua 23, Centro – acesso pela escadaria atrás do Teatro Goiânia

 

Jorn. FERNANDA MACHADO

Assess. de Imprensa do Sinpro Goiás