Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Saúde do professor em debate foi abordado no último sábado, na sede do Sinpro Goiás

20150530_090544

O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro Goiás) promoveu no último sábado, 30, às 8 h, em sua sede, o curso Saúde do professor em debate, que iniciou com um café da manhã saudável.

O evento propôs à criação de uma roda de debate entre especialistas convidados (nutricionista, fonoaudiólogo, médico do trabalho e educador físico) para discutirem a saúde do docente e os cuidados necessários que, com o dia a dia corrido, com a maior parte do tempo em sala de aula, muitas vezes passam despercebidos.

Os especialistas abordaram riscos aos quais os professores estão sujeitos e propuseram orientações (cuidados com a voz, hidratação, alimentação, postura, prevenção, atividade física, entre outros,) e a reclamação da maioria: o stress, que é considerado, hoje, o vilão no cotidiano de qualquer pessoa.

20150530_091055“Tem que fazer prevenção. É preciso ir ao médico, sim, utilizar-se de medidas preventivas para que se tenha uma melhor qualidade de vida (praticar exercícios de aquecimento da voz, fazer atividade física de quarenta minutos, pelo menos três vezes na semana, e ter um acompanhamento/conhecimento nutricional)”, alertou Dr. Bruno Fernandes, médico do trabalho. Para ele a prevenção é a melhor alternativa. “É melhor prevenir antes que apareçam doenças. Antigamente pensava-se somente na cura da doença já instalada. Hoje, em tudo na vida, a gente previne, antes que aconteça”, esclareceu.

Dr.ª Aida Bruna Cammozzi proferiu que, em se tratando da área nutricional, não20150530_102145 existe uma prescrição correta com relação à alimentação. Segundo ela, a reeducação alimentar é o melhor caminho, tanto na quantidade, quanto na qualidade do alimento. “Alimentação é tentar voltar ao natural, excluir ou evitar ao máximo, tudo aquilo que é condimentado, artificial e todas as facilidades que o mundo moderno oferece (alimentos prontos)”, explicou. Dr.ª Aida concluiu que é necessário adquirir hábitos saudáveis para que se possa viver melhor.

20150530_112149“Muito interessante todo esse diálogo que tivemos aqui”, disse o educador físico, Thiago Camargo. Particularmente, segundo seus ideais, ele vê o ser humano no contexto total, não somente visando a parte física. “Levo comigo o cuidar do meu corpo porque o meu corpo é o meu templo”, revelou. Para ele todas as medidas proferidas pelos colegas especialistas são primordiais, não só para os cuidados do corpo, mas também, do psíquico. “As medidas que já foram citadas aqui, hoje, são básicas para ter saúde”, completou.  Ele finalizou advertindo os participantes para que fiquem atentos a manutenção da saúde. “Não deixe para depois para não sobrecarregar”, afirmou.

Segundo a Dr. Thelma Perini, a iniciativa do Sinpro Goiás, em trazer esse tema, saúde, é uma20150530_094214 oportunidade ímpar, principalmente, com a participação de alguns especialistas que puderam passar informações e orientações aos presentes. “Pensem sempre: o que estou fazendo com o meu corpo? O que eu permito que façam comigo?” Para Dr.ª Thelma Perini a reflexão é válida para que hábitos e práticas sejam repensados, em todas as áreas da saúde.

Membro do Conselho Fiscal do Sinpro Goiás e uma das organizadoras do evento, a Prof.ª Sônia Maria R. dos Santos encerrou o curso, agradecendo a participação dos docentes e dos especialistas, enfatizando a importância das abordagens e a posição da entidade em realizar a saúde do professor em debate. “Para o Sinpro Goiás é essencial que, além das lutas coorporativas, tratemos com firmeza e preocupação, a formação do professor, no sentido, não só da educação, mas da saúde.”

20150530_115055Ela argumentou sobre as diferenças dos cuidados, prevenção e tratamento em torno da saúde/doença do docente, que segundo ela, são diferentes das dos patrões. “Quando adoecemos, nossas enfermidades são diferentes das dos nossos patrões. Devido as nossas atividades e cotidiano, temos nossas especificidades,” afirmou. Ela reforçou a necessidade de se realizar debates com o tema saúde. “Precisamos trabalhar e divulgar para os nossos associados (as) os melhores métodos de prevenção de doenças, principalmente aquelas, com as quais, os professores estão sujeitos. É preciso ter conhecimento dessas medidas para que sejam exigidas dos patrões”, defendeu.

Na ocasião foram sorteados, brindes que auxiliem na preservação da saúde do docente.

_

20150530_120938

_

Confira aqui todas as fotos do evento.

_

Jorn. FERNANDA MACHADO

Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goiás