PROGRAMAÇÃO: XII CONGRESSO DO SINPRO GOIÁS – “PROFESSOR SILVIO COSTA”

VEM AÍ!

XII Congresso do Sinpro Goiás – “Professor Silvio Costa”

O Sinpro Goiás, em observância ao seu estatuto social, prepara o seu XII Congresso que levará o nome do saudoso camarada Silvio Costa, Professor de Ciências Sociais e Ciência Política, Silvio Costa. Ele foi o presidente que liderou a chamada retomada classista, em 1980.

Em 27 de dezembro de 2023, o Sindicato dos Professores do Estado de Goiás/Sinpro Goiás, completará 60 anos de existência e de luta. Há seis décadas, durante o governo do saudoso Presidente João Goulart, o Sinpro recebia sua carta sindical, o seu registro político e legal de nascimento como sindicato.

Em sua história de 60 anos, o Sinpro Goiás atravessou os anos de chumbo da covarde ditadura militar brasileira. A retomada classista de 1980, liderada pelo Professor Sílvio Costa, consolidou o compromisso do Sinpro Goiás com a luta maior, em defesa da classe trabalhadora e com os seus interesses e objetivos democráticos e revolucionários. Com essa marcante retomada, a ação polítco-sindical do Sinpro superou a velha e reducionista concepção meramente corporativista.

Nessa trajetória classista, dos últimos 43 anos, o Sinpro lutou pela redemocratização do Brasil, ombro a ombro com o povo brasileiro e com as demais entidades classistas.

Defendeu a Constituinte e trabalhou para que a Constituição de 1988 fosse promulgada, devolvendo e ampliando direitos fundamentais da nossa brava gente.

O Sinpro Goiás deu importantes contribuições para o texto da Lei Complementar 26, a chamada LDB Estadual, lei complementar n. 26. Defendeu a educação pública, de qualidade, para todos/as e a regulação do setor privado de ensino, na perspectiva da formulação de um sistema nacional de educação.

Defendeu que o marco fundante desse sistema seria a educação como direito social dos brasileiros e das brasileiras e não como mera mercadoria. Lutou com ardor para fechar negociações sindicais, assinar convenções coletivas de trabalho, acordos e reajustes salariais, que sempre se destacaram nacionalmente.

Ajudou a fundar a Contee, a CTB e a Fitrae-BC, entidades de luta, fundamentais para o sindicalismo classista e para sua defesa dos interesses dos/as trabalhadores/as de Goiás e do Brasil.

Diante dos contextos mais adversos, quando governos neoliberais desmontavam direitos sociais trabalhistas e previdenciários ou diante da devastadora Pandemia, o Sinpro sempre teve a clareza de seu lado na história: defender a vida, os direitos e dignidade dos professores e professoras, a soberania do Brasil, a democracia e um Projeto Nacional de Desenvolvimento com o protagonismo da classe trabalhadora e o respeito aos seus direitos.

Ao aproximar-se dos 60 anos de história, o Sinpro Goiás renova seu compromisso de luta em defesa da categoria e prepara o seu XII Congresso que levará o nome do Professor Silvio Costa, ex-presidente e professor de ciências sociais.

COLOQUE EM SUA AGENDA!

O XII Congresso do Sinpro Goiás, “Professor Silvio Costa”, será realizado na sede do Sinpro (Av. Independência, número 942, St. Leste Vila Nova). Horário *: das 8h às 18h . Reserve essa data em sua agenda.

Cronograma do Congresso do Sinpro:

9h – Regimento interno.

9h20 – Abertura e ato político.

10h – homenagem ao Professor Sílvio Costa

10h20 – Conjuntura Politico-sindical Internacional, Nacional – Nivaldo Santana, diretor de relações internacionais da CTB e Adilson Araújo, presidente nacional da CTB

11h10 – Conjuntura da Educação Superior – Madalena Guasco Peixoto

12h – Almoço

13h – Intervenção sobre as teses – Regulação Setor Privado e Ensino Superior, Financiamento, Negociação Coletiva) – Gilson Reis , coordenar geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Espancamentos de Ensino/ Contee

13h 40 – Trabalho em grupo sobre as teses, Plano de Lutas e Balanço.

16h – Plenária Final e aprovação do plano de lutas.

17h30 – Encerramento.