Professor é professor: Contra a discriminação que dá lucro

A campanha “Professor é professor. Diferentes, mas iguais”, lançada na semana passada pela Contee, segue a todo o vapor. O impacto foi grande nas redes sociais, com centenas de curtidas e compartilhamentos no Facebook e dezenas de comentários manifestando apoio à campanha e denunciando as dificuldades enfrentadas nas escolas privadas.

04

O mote da campanha – “Equiparação salarial na educação básica é o mais justo” – visa mostrar que não há não qualquer diferença nos alunos ou na importância do trabalho que justifique que professores dos anos iniciais recebam menos. Isso vem de um tempo em que os docentes não necessariamente tinham a mesma formação, algo que acabou com a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, na qual ficou determinado que todos os docentes devem ter curso superior.

Acontece que o setor privado de ensino paga valores distintos para professores da educação básica que não apenas têm a mesma formação, mas também a mesma necessidade de atualização e volumes de trabalho equivalentes. Nessa lógica perversa, quanto mais jovem é o estudante, menos ganham os professores. E é contra isso que a Contee convoca as entidades filiadas a lutar, abraçando essa campanha em seus estados e municípios. É de fundamental importância que todas as entidades filiadas se engajem nesta batalha!

Todas as peças (anúncios, outdoors, camisetas e posts para redes sociais) estão disponíveis no Portal da Contee, em formato PDF, neste link . Isso garante a possibilidade de os sindicatos e federações filiados à Confederação poderem personalizar e adequar os materiais às realidades locais, inserindo seus logotipos (para essa personalização, basta que os arquivos sejam abertos ou importados para softwares gráficos como Corel Draw, Adobe Ilustrator ou Photoshop).

Fonte: Contee

Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goiás