Hoje é o aniversário de 58 anos do Sinpro Goiás

Em 27 de dezembro de 1963, durante o governo do saudoso presidente João Goulart, o Sindicato dos Professores do Estado de Goiás/Sinpro Goiás, recebia sua carta sindical, o registro político e legal do seu nascimento.

Em sua história de 58 anos, completados nessa segunda-feira, o Sinpro Goiás atravessou os anos de chumbo da covarde ditadura militar brasileira. Com a retomada classista de 1980, que consolidou o compromisso do Sinpro Goiás com a luta maior em defesa da classe trabalhadora, dos seus interesses, objetivos democráticos e revolucionários, sua ação polítco-sindical superou o corporativismo reducionista, míope e oportunista.

Nessa trajetória classista, o Sinpro lutou pela redemocratização do Brasil, ombro a ombro com o povo brasileiro, com as demais entidades classistas. Defendeu a Constituinte e trabalhou para que a Constituição de 1988 fosse promulgada, devolvendo e ampliando direitos fundamentais da nossa brava gente.

O Sinpro Goiás deu importantes contribuições para o texto da Lei Complementar 26, a chamada LDB Estadual. Defendeu a educação pública, de qualidade, para todos/as e a regulação do setor privado de ensino, na perspectiva da formulação de um sistema nacional de educação. Defendeu que o marco fundante desse sistema seria a educação como direito social dos brasileiros e das brasileiras e não como mera mercadoria.

Nesses 58 anos de história lutou com ardor para fechar negociações sindicais, assinar convenções coletivas de trabalho e reajustes salariais, que sempre se destacaram nacionalmente. Ajudou a fundar a Contee, a CTB e a Fitrae-BC, entidades de luta, fundamentais para o sindicalismo classista e para sua defesa dos interesses dos/as trabalhadores/as de Goiás e do Brasil.

Diante dos contextos mais adversos, quando governos neoliberais desmontavam direitos sociais, o Sinpro sempre teve a clareza de seu lado na história: defender a soberania do Brasil e um Projeto Nacional de Desenvolvimento com o protagonismo da classe trabalhadora e o respeito aos seus direitos.

O Sinpro Goiás, coerente com sua história, ao lado da categoria que representa, enfrenta a fase mais desafiadora desde a redemocratização do país: a Pandemia da covid-19 conjugada com um governo de linha fascista, negacionista, que levou o país a uma situação de destituição nacional e favoreceu a morte de milhares de brasileiros/as, o desemprego, a fome e a miséria de milhões.

Desde a eclosão dessa terrível Pandemia, o Sindicato dos Professores do Estado de Goiás fez a firme defesa da incolumidade física e mental da categoria que representa, materializada em ações políticas e judiciais.

Ao aproximar-se dos 60 anos de história, o Sinpro Goiás renova seu compromisso de luta em defesa da categoria que representa e afirma que não medirá esforços para contribuir com a derrota do fascismo e para que dias melhores cheguem para toda a classe trabalhadora.

Vale a luta!

Sinpro na Luta com Você.