FINALIZAÇÃO DAS NEGOCIAÇÕES ENTRE SINPRO GOIÁS E SINEPE

SINPRO GOIÁS e SINEPE renovam a Convenção Coletiva de Trabalho/CCT e acordam reajuste salarial da categoria docente para 2021.

O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro Goiás) e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Goiás (Sinepe) finalizaram, em 13/05, as negociações sindicais 2021. As duas entidades acordaram a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho/CCT até 30 de abril de 2023 e também os índices de reajustamento salarial para o ano de 2021.

O Sinpro Goiás iniciou o processo negocial em dezembro de 2020 quando realizou assembleia geral extraordinária para aprovação da pauta reivindicatória que foi enviada ao Sinepe em fevereiro de 2021.

O contexto pandêmico e o grave retrocesso social e econômico pelo qual passa o país, com supressão de direitos da categoria docente do setor privado de ensino, evidenciado de 2020 para 2021, impôs ao Sinpro Goiás o desafio de enfrentar uma negociação muito difícil, realidade pela qual passam os sindicatos e os professores e professoras por todo o Brasil.

Depois de muitas tratativas com o patronato, envidando todos os esforços possíveis para que direitos da CCT fossem mantidos integralmente e que fosse garantida à categoria reajuste salarial em 2021, apesar da crise econômica pela qual passa o setor em decorrência da pandemia, o Sinpro Goiás finalizou as negociações com o Sinepe.

Foi realizada nova assembleia geral extraordinária da categoria docente do setor privado de Goiás para apreciar e deliberar sobre o resultado das negociações. Reconhecendo os enormes desafios do contexto já referido, a assembleia deliberou por acatar o aludido resultado das negociações, a saber:

1. A renovação integral de todas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho Sinpro/Sinepe que guardam direitos históricos fundamentais, conquistados pela categoria docente do setor privado de ensino do estado, representada pelo Sinpro Goiás, até 30 de abril de 2023.
  2. Reajustamento salarial dos docentes que laboram em Aparecida de Goiânia e demais municípios do interior do estado de Goiás ao índice de 4,5%, a serem aplicados integralmente ao 1° de maio de 2021.

Lembrando que a data-base da categoria docente é 1° de maio, o índice de reajustamento salarial deve ser aplicado nos valores dos salários dos/as professores/as das escolas particulares de Goiânia do mês de maio de 2021,  a serem pagos até o quinto dia útil de junho de 2021.

Piso Salarial para professores de Aparecida que era R$ 14,00 (treze reais) passa a valer nominalmente, a partir de 1° de maio de 2021, R$ 14,70 (quatorze reais e setenta centavos) a hora-aula.

O Piso Salarial para os professores das demais cidades do interior de Goiás que era R$ 13,15 (doze reais e cinquenta centavos) passa a valer nominalmente, a partir do 1° de maio de 2021, R$ 13,75 (treze reais e setenta e cinco centavos) a hora-aula.

Confira o cálculo de salarial, nas tabelas abaixo, para pagamento mínimo de valor hora-aula em Aparecida de Goiânia, a professores/as do setor privado de ensino:

Hora/aula Valores
30 horas R$ 2.315,25
40 horas R$ 3.087,00

Confira o cálculo de salarial, nas tabelas abaixo, para pagamento mínimo de valor hora-aula nas demais cidades do estado de Goiás, a professores/as do setor privado de ensino, representados/as pelo Sinpro Goiás:

Hora/aula Valores

40 horas R$ 2.887,50

É importante que todos estejam conscientes que os valores hora-aula de PISO são os patamares mínimos tolerados pela Convenção Coletiva Sinpro Goiás/Sinepe. Portanto, esses valores não são o TETO (valor máximo). As instituições que valorizam seus docentes passam a contratá-los com hora-aula superior ao piso.

Alertamos também a todos que nenhum estabelecimento privado em Aparecida de Goiânia e nas cidades do interior do estado pode contratar professores/as com valor hora-aula inferior ao piso salarial. Caso tal prática ilegal ocorra denuncie ao Sinpro Goiás através do telefone 62 3261-5455.

Sinpro Goiás.

CONVENÇÃO COLETIVA – SINPRO GOIÁS SINEPE 2021-2023