Dia de Ação Continental Encontro Sindical Nossa América (ESNA)

A estratégia pela integração Latino americana e Caribenha não é uma formulação nova, sendo utilizada, inclusive, em cada tempo e condição histórica, mas seu propósito remonta a séculos. Pensadores e lutadores como Bolívar e Martí foram um dos vértices motrizes da luta pela constituição de Nossa América. As recentes conquistas neste sentido através da ALBA, UNASUL e a CELAC advém deste legado histórico.

Nesta disputa política o sindicalismo, principalmente das correntes classistas, não ficaram a margem, ao contrario, laboraram, protagonizaram lutas e articulações. Foram e continuam, até hoje, promovendo ações sindicais que buscam, através da unidade da classe trabalhadora de nossa região, assegurar seus direitos, sua emancipação e disputar os rumos para uma integração soberana, solidaria, complementar e que valorize o trabalho

Essa articulação política-sindical tem crescido, já realizou seis Encontros,  elevando o debate e as ações unitárias sindicais e sociais na região latino-americana e caribenha valorizando a pauta trabalhista e disputando os rumos dos novos processos mudancistas e progressistas de nossa região.

No 6° ESNA, em Havana, realizado em maio deste ano, no marco das resoluções adotadas, aprovou que os 1º´s de agosto se constituam no “Dia de Ação Continental”, data alusiva às origens de Nossa América – Mãe Terra.

Neste ano, em 1/8, Defesa da Revolução Bolivariana, Luta pela paz na Colômbia e a Luta pelo apoio ao povo palestino, serão os temas do encontro, que acontecerá na Praça dos Bandeirantes, às 10 h da manhã, em Goiânia.

Nessa perspectiva, a CTB como membro da coordenação do ESNA, reitera que sindicalismo classista brasileiro, participantes e amigos do ESNA, liderem essas agendas que promovem a Jornada de Solidariedade Internacionalista Classista.

Venha participar. Sua presença é importante!!

Serviço:

Dia de Ação Continental