Conferência Regional da Internacional da Educação para América Latina

Começou hoje (6), em Santiago, no Chile, a X Conferência Regional da Internacional da Educação para América Latina (Ieal). A atividade conta com 242 participantes de 36 sindicatos de 19 países latino-americanos, entre os quais a coordenadora da Secretaria de Políticas Internacionais da Contee, Maria Clotilde Lemos Petta, a coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais, Adércia Bezerra Hostin dos Santos, e o coordenador da Secretaria-Geral, Cássio Filipe Galvão Bessa.

Durante a abertura da Conferência, trouxeram sua saudação Jayme Gajardo, presidente do sindicato anfitrião, o Colégio de Professores do Chile, a vice-ministra da Educação do Chile, Valentina Quiroga, João Felício, presidente da Confederação Sindical Internacional (CSI) e Fred van Leeuwen, secretário-geral da Internacional da Educação (IE). Em sua saudação, o presidente do Comitê Regional da Ieal, Hugo Yaski, declarou: “Na América Latina, temos nações porque não soubemos ter pátria. A unidade da América Latina tem que ser uma bandeira de luta, um norte e um objetivo dos trabalhadores e trabalhadoras da educação de todos os países”.

A X Conferência Regional é uma atividade estatutária da IE e caberá aos delegados/as das organizações afiliadas eleger a diretoria da região para o período 2015-2019. Ao final da conferência, que termina da próxima sexta-feira (8), será anunciada a nova formação do Comitê Regional. Oportunamente esta conferência homenageia a companheira Stella Maldonado, professora, líder sindical e eterna defensora da educação pública, que era membro do Comitê Executivo Mundial da Internacional da Educação e secretária-geral da Ctera – Confederação de Trabalhadores da Educação da Argentina e que faleceu no ano passado.

Fonte: Contee com informações e fotos de Jordana Mercado/ CNTE

Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goiás