Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Professor Paulo Henrique é premiado com Prémio Manuel Gomes Guerreiro

No dia 11 de dezembro o Professor Paulo Henrique Faria Nunes, membro da diretoria do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás , receberá o Prémio Manuel Gomes Guerreiro pela obra “A Institucionalização da Pan-Amazônia”. A premiação será realizada em sessão solene do 40º aniversário da Universidade do Algarve, no Grande Auditório do Campus de Gambelas.

​​​​​​​Paulo Henrique é professor na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). No trabalho premiado o professor analisa os principais fatores que favorecem e dificultam o desenvolvimento de uma diplomacia pan-amazônica, tendo em vista que a floresta tropical representa, simultaneamente, um trunfo e um motivo de preocupação.

A obra, de caráter multidisciplinar, segundo o autor “visa suprir uma lacuna académica e editorial”. O professor defende ainda que a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, conquanto anterior ao MERCOSUL e à União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), é uma “notória desconhecida”, reconhecendo que “a produção dedicada ao assunto é pequena e, consequentemente, os problemas da diplomacia pan-amazônica não figuram entre as leituras regulares de estudantes de geografia, ciência política, relações internacionais e direito”. O autor – graduado em Direito, mestre em Geografia e doutor em Ciências Políticas e Sociais – desenvolve uma pesquisa fundamentada em extensa revisão bibliográfica, fontes primárias (documentos, dados estatísticos) e atos normativos nacionais

 e internacionais.

Sobre a importância do prémio, Paulo frisou a importância dos investimentos em pesquisa, mesmo em instituições privadas: “Nós professores e pesquisadores brasileiros enfrentamos muitos obstáculos para desenvolvermos projetos de investigação, principalmente nas instituições privadas. As universidades brasileiras priorizam exageradamente as atividades do professor em sala de aula e nem sempre estão dispostas a investir na produção do conhecimento”.

Este prémio de caráter anual, organizado pela Universidade do Algarve, com o Patrocínio da Câmara Municipal de Faro e da Câmara Municipal de Loulé, irá ser entregue pelas três instituições. Tem um valor pecuniário único de 10 mil euros e destina-se a galardoar uma obra publicada, livro ou tese de doutoramento, que contribua para o desenvolvimento c

ientífico numa das áreas de conhecimento da Universidade do Algarve.

Recorde-se que Manuel Gomes Guerreiro foi o primeiro Reitor da UAlg e uma das mais destacadas figuras do Algarve do século XX, não só como cidadão, mas também como cientista.