XII CONGRESSO SINPRO GOIÁS “PROFESSOR SÍLVIO COSTA”

No dia 28 de outubro foi realizado o XII Congresso do Sinpro Goiás que homenageou o Professor Silvio Costa, primeiro presidente do Sindicato dos Professores dó Estado da “retomada classista”, eleito em 1980.

Na abertura do evento, o Professor Railton Nascimento Souza, presidente do Sinpro Goiás, apresentou a história do Sinpro e as Perspectivas de luta da entidade sexagenária.

No ato político inicial em homenagem ao Professor Silvio Costa, o Congresso contou com a presença de seus familiares , várias representações de entidades sindicais parceiras de luta do Sinpro Goiás e lideranças sociais. Entre elas, a Fitrae-BC, o Sintego, o Sinaae, a APUC, SINTIFESGO, UBM/CPM, UEE, o ADUFG e o Fórum Goiano em Defesa da Democracia, Cidadania e Direitos.

O Congresso contou com palestras de grandes lideranças sindicais nacionais. A primeira foi realizada pelo Secretário Nacional de Relações Internacionais da CTB, Nivaldo Santana, sobre a Conjuntura Político-econômica Nacional e Internacional. A segunda foi feita pelo Presidente Nacional da CTB, Adilson Araújo, que analisou a Conjuntura Sindical do Brasil. A terceira tratou a Conjuntura da Educação Superior no Brasil e foi realizada pela secretária geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Estabelecimentos de Ensino/Contee, Madalena Guasco.

Finalizando o ciclo de palestras, falou o coordenador geral da Contee, Gilson Reis. Ele abordou as teses aprovadas no 21o Conselho Sindical da Contee. São elas: 1. Regulamentação do setor privado de ensino; 2. Negociação Coletiva Nacional e Financiamento sindical.

A Plenária final do XVII Congresso do Sinpro Goiás atualizou o Plano de Lutas do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás e incorporou a ele as teses aprovadas no Conselho Sindical da Contee.

Clique nos links abaixo:

TESE 1 – CONJUNTURA NACIONAL E INTERNACIONAL