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Vem aí X Formação Continuada

Ilustração

 

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, seção Goiás (Uncme-Goiás) e o Conselho Municipal de Educação (CME) de Goiânia – em parceria com o Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro-Goiás), com o apoio da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Brasil Central (Fitrae-BC) e do Colégio Agostiniano – realizarão, nos dias 16, 17 de setembro e 07, 08 de outubro, Curso de Formação Continuada, com o tema “Educação Infantil: identidade e desafios”, que abordará questões contemporâneas de relevância para os profissionais da educação, tanto no que diz respeito a conteúdos teóricos quanto a aspectos metodológicos. A ação formativa tem o intuito de dar continuidade aos projetos de construção de uma escola que contribua, efetivamente, para a educação emancipadora e cidadã.

 

 

OBJETIVOS

 

Contribuir para o processo de formação continuada de docentes do setor privado.

 

Proporcionar oportunidade para o debate e a troca de experiências referentes a temas contemporâneos, ligados à prática educativa na Educação Infantil.

 

Tema

Educação Infantil: identidade e desafios

 

Objeto

Curso de formação continuada para docentes

 

Período de realização  

 

1ª etapa: 16 e 17 de setembro

2ª etapa: 07 e 08 de outubro

 

 

 

 

Público alvo

Docentes que atuam na Educação Infantil no município de Goiânia

 

Carga horária

16 horas (com certificação)

 

Local

Colégio Agostiniano

Av. K, nº 108, Setor Aeroporto, Goiânia – GO, 74075-200

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 16 de setembro (18h30 às 22h), carga horária de quatro horas

 

18h30 – Abertura do evento

Momento cultural

 

Composições da Mesa

  • União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Seção
  • Goiás (Uncme-GO)
  • Conselho Municipal de Educação (CME) de Goiânia
  • Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro-Goiás)
  • Federação Interestadual de Trabalhadores em Estabelecimento

de Ensino do Brasil Central (Fitrae-BC)

  • Colégio Agostiniano

 

Execução do Hino Nacional

 

Pronunciamento dos componentes da Mesa

 

20h – Palestra de Abertura “Proposta Pedagógica: as interações e a brincadeira como eixo curricular”

Palestrante: Profa. Dra. Altina Abadia da Silva

 

21h – Debate

 

22h – Término da programação

 

Dia 17/09 (8h às 12h) | Carga horária de quatro horas

 

Workshop: Direitos Trabalhistas (8h às 10h)

Palestrante: Prof. José Geraldo Santana

 

Minicursos “Repensar a prática” – inscrição nas salas, por ordem de chegada dos cursistas

  • 1ª parte
  • Sexualidade e Gênero na Educação Infantil: ampliando o debate
  • Currículo na Educação Infantil: brincadeira, afeto e corporalidade
  • Profissionalização: o lugar da ética, de estética e do bem estar docentes na Educação Infantil
  • Letramento e Formação de Leitores na Educação Infantil
  • Práticas Educativas com Crianças de 0 a 3 anos idade
  • Práticas Educativas com Crianças de 4 a 5 anos idade
  • A Literatura Infantil no Desenvolvimento do Olhar Sensível
  • Processo Avaliativo na Educação Infantil: perspectivas e desafios
  • Projetos de Trabalho na Educação Infantil
  • Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil

 

 

Dia 07/10 (18h30 às 22h)

 

Colóquio: Práticas Pedagógicas em Debate: as especificidades do trabalho pedagógico com crianças de 0 a 3 e 4 e 5 anos de idade

Debatedoras: Profa. Ms. Ana Rogéria de Aguiar e Profa. Esp. Adriana Maria Ramos Barboza.

 

Dia 08/10 (8h às 12h) | Carga horária de quatro horas

 

Minicursos “Repensar a prática”

 

parte

  • Sexualidade e Gênero na Educação Infantil: ampliando o debate
  • Currículo na Educação Infantil: brincadeira, afeto e corporalidade
  • Profissionalização: o lugar da ética, de estética e do bem estar docentes na Educação Infantil
  • Letramento e a Formação de Leitores na Educação Infantil
  • Práticas Educativas com Crianças de 0 a 3 anos Idade
  • Práticas Educativas com Crianças de 4 a 5 anos Idade
  • A Literatura Infantil no Desenvolvimento do Olhar Sensível
  • Processo Avaliativo na Educação Infantil: perspectivas e desafios
  • Projetos de Trabalho na Educação Infantil
  • Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil