Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

USP lança curso on-line de física e de estatística

A USP lançou no dia 11 de junho de 2013, seus primeiros cursos abertos e gratuitos na internet, seguindo o que já tem sido realizado nos EUA nos chamados Moocs (sigla em inglês para curso massivo on-line e aberto). No Brasil, os cursos serão de física mecânica básica e de probabilidade e estatística. Ambos compõem o primeiro ano das engenharias.

Os interessados devem se inscrever a no Veducaplataforma na internet que reúne os cursos. De acordo com os organizadores da Poli USP, os cursos podem ser feitos por qualquer pessoa. Mas são montados tendo em mente um estudante do primeiro ano de um curso de engenharia.

O curso tem 45 videoaulas acompanhadas de exercícios. As atividades devem levar pelo menos três meses para serem concluídas.

Ao final, há um exame. Se aprovado, o aluno ganha um certificado -que não vale, ainda, como crédito de graduação ou de pós-graduação. “Mas pode ser que, no futuro, alguns cursos de engenharia passem a usar o certificado do nosso curso on-line como crédito”, afirma o físico Vanderlei Salvador Bagnato, da USP de São Carlos, responsável pelo curso de física mecânica básica.

No curso de probabilidade e estatística, as videoaulas duram em média 15 minutos, para que o aluno não se distraia. O modelo da Veduca segue plataformas já usadas nos EUA como edX (com 59 cursos) e Coursera (com 386 cursos), de universidades de ponta como Harvard e MIT.

Nessas plataformas, há desde introdução à programação até noções sobre direitos humanos. A USP também quer expandir a oferta. E ao contrário do que se possa acreditar, a iniciativa não é inédita no Brasil. A ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) já conduziu um Mooc independente, sobre língua portuguesa, que começou em abril e terminou no início desse mês, com mais de 5.000 inscritos.

Cursos oferecidos
Física mecânica básica (com certificado)
Probabilidade e estatística (sem certificado)

Valor
Gratuito

Duração
Média de três meses, mas o ritmo é determinado pelos alunos

Quem pode fazer
Qualquer pessoa. Não há exigência de formação, mas os cursos são planejados para estudantes de cursos de engenharia

Inscrições
No site Veduca, que servirá como plataforma para os cursos.

Fonte: Sinpro RS.