Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Universidades privadas levarão ao governo proposta de aperfeiçoamento

As faculdades particulares de todo o país vão encaminhar ao Ministério da Educação (MEC), nesta semana, uma proposta de aprimoramento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), denominada Fies 2.0.

Segundo o diretor executivo do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), Rodrigo Capelato, o Fies 2.0 seria o caminho para as faculdades brasileiras retomarem suas atividades, sem as condições de financiamento estudantil estabelecidas pelo MEC até o final do ano passado.

“O grande problema é que os ajustes apontados pelo setor privado há mais de um ano chegaram de forma bastante abrupta, sem planejamento. O Fies 2.0 aborda os ajustes que deveriam ser feitos. Da forma como vinha sendo oferecido, o programa acabava com a lógica de mercado, que faz com que, se existe concorrência, os preços se tornam mais competitivos”, afirmou.

Esse modelo permite ao aluno comparar valores dos diversos cursos oferecidos, além de saber o valor da parcela que terá de pagar. O portal do Programa Universidade para Todos (ProUni) poderia servir de referência para o novo Fies, sugeriu o diretor.

Aliado a isso, o portal deverá conter várias informações de qualidade dos cursos. “A gente não quer que vire uma guerra de preços, porque senão a qualidade vai lá para baixo”, disse. As faculdades propõem ainda que se coloque no portal uma taxa de empregabilidade, “porque essa é uma variável importante para o aluno escolher também (o curso)”.

Após discussão entre os participantes do congresso, a proposta será formalizada e enviada ao MEC. “[O aperfeiçoamento sugerido é para que o Fies] possa voltar a ter fôlego e não tornar a acontecer o descontrole, devido a algumas instituições, que fez o Fies perder a sua capacidade de financiar os alunos”, destacou Rodrigo Capelato. O encontro é promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e tem como tema central Brasil: Realidade e Tendências para Educação Superior.

_
Fonte: – Fitrae-BC/ http://www.nota10.com.br/Conteudos-detalhes Nota10_Publicacoes/8478/universidades_privadas_levarao_ao_governo_proposta_de_aperfeicoamento_do_fies
_
Flávia M. de Souza
Mídia e Relacionamento do Sinpro Goiás