SINPRO GOIÁS e SINEPE assinam termo de reajuste salarial antecipado em 2018

O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – SINPRO GOIÁS enviou ao Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Goiás – SINEPE pauta de reivindicação de reajustamento salarial, e de piso para os professores de Goiânia, no dia 14 de dezembro de 2017. Desde então mantivemos as tratativas de negociação com os patões buscando firmar o melhor acordo possível para a categoria em tempos de inflação muito baixa. No dia 19 de março finalizamos a negociação de 2018.

O Sinpro Goiás continua empenhado, como tem feito nos últimos 8 anos, em conquistar ganho real de salários, com foco na melhoria do piso salarial e nas condições de trabalho dos professores e professoras do setor privado do nosso estado. Sabemos que o contexto é adverso e que o sindicalismo sofre seu mais frontal ataque desde a promulgação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) pelo presidente Getúlio Vargas em 1° de maio de 1943.

O governo golpista de Michel Temer ao impor a fórceps a Reforma Trabalhista sobre a sociedade brasileira buscou desequilibrar a relação entre capital e trabalho em favor do patrão ao visar inviabilizar o financiamento dos sindicatos (contribuição sindical) e flexibilizar as relações de trabalho, regulamentar o trabalho intermitente e temporário, a demissão em massa, a rescisão por acordo em prejuízo do trabalhador, as homologações sem assistência do sindicato, a quitação anual de direitos trabalhistas, a condenação do trabalhador nos processos trabalhistas etc.

O Sinpro Goiás, ombreando com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) e sua Federação (FITRAE-BC), segue firme na sua tarefa constitucional de defender os interesses da categoria, dispensando grandes esforços a fim de combater os efeitos lesivos da Reforma Trabalhista sobre a vida dos professores e professoras do Brasil. Na campanha salarial de 2018 nos empenhamos em conquistar um reajustamento salarial acima da inflação nesse contexto de estagnação da economia brasileira e de desemprego em alta.

Passamos a informar como ficou o resultado da negociação salarial 2018 para os professores de Aparecida e demais municípios do interior do Estado de Goiás.

Renovamos nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o Sinepe, com todas as cláusulas sociais, até 30 de abril de 2020. Essa é uma conquista muito importante nesse momento em que a Reforma Trabalhista abre as mais nefastas possibilidades de retirada de direitos dos trabalhadores. Com o negociado prevalecendo sobre o legislado, a nossa CCT tem mais do que nunca valor de lei. Todos os professores e professoras devem conhecê-la e denunciar ao Sinpro Goiás as instituições de ensino que não a respeitam.

Lembrando que a data-base dos professores do setor privado de ensino é 1° de maio, o SINPRO GOIÁS celebrou mais uma vez o acordo de reajuste salarial com o SINEPE por antecipação. O índice de reajustamento que deve ser aplicado no mês de abril de 2018, nos salários dos professores das escolas particulares de Aparecida e demais cidades do interior de Goiás, é de 4%. Um reajuste acima da inflação (INPC) em 2,19% que hoje está acumulada até fevereiro de 2018 em 1,81%.

Piso Salarial para professores de Aparecida que era R$ 12,09 (doze reais e nove centavos) passa a valer nominalmente, a partir do mês de abril de 2018, R$ 13,00 (treze reais) a hora-aula. O reajustamento ficou em média 7,3% superior ao piso anterior.

O Piso Salarial para os professores das demais cidades do interior de Goiás que era R$ 11,62 (onze reais e sessenta e dois centavos) passa a valer nominalmente, a partir do mês de abril, R$ 12,50 (doze reais e cinquenta centavos) a hora-aula. O reajustamento ficou em média 7% superior ao piso anterior.

Confira o cálculo de horas/aula nas tabelas abaixo para pagamento mínimo de valor hora-aula em Aparecida de Goiânia:

Hora/aula Valores
10 horas R$ 682,25
20 horas R$ 1.365,00
30 horas R$ 2.047,50
40 horas R$ 2.730,00

Confira o cálculo de horas-aula nas tabelas abaixo para pagamento mínimo de valor hora-aula nas demais cidades do interior goiano pertencentes à base do Sinpro Goiás:

Hora/aula Valores
10 horas R$ 656,25
20 horas R$ 1.312,50
30 horas R$ 1968,75
40 horas R$ 2.625,00

É importante que todos estejam conscientes que os valores hora-aula de PISO são os patamares mínimos tolerados pela Convenção Coletiva Sinpro Goiás/Sinepe. Portanto, esses valores não são o TETO (valor máximo). As instituições que valorizam seus docentes passam a contratá-los com hora-aula superior ao piso.

Alertamos também a todos que nenhum estabelecimento privado em Aparecida de Goiânia e nas cidades do interior do estado pode contratar professores com valor hora-aula inferior ao piso salarial. Caso tal prática ocorra denuncie ao Sinpro Goiás através do telefone 3261-5455.

Diretoria do Sinpro Goiás