Seminário avalia cenário no Congresso Nacional e Intensifica mobilização contra o PL 4.330

Prof. Alan Francisco de Carvalho (com microfone) expondo

suas contribuições no debate

_

A Contee realizou nesta quinta-feira, 19, em Brasília, com participação do Conselho de Federações, o seminário “Atualização e ações no atual panorama político do Congresso Nacional”. A primeira parte do encontro contou com apresentação de Marcos Verlaine, jornalista, analista político, assessor parlamentar e editor da página Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que tratou sobre a atual conjuntura nacional, desde as manifestações de junho de 2013 até as que tomaram as ruas no último domingo, 15 de março.

Em sua fala, Verlaine apontou, nas circunstâncias atuais, um movimento de desqualificação da política e de rejeição às instituições, o que, segundo ele, compromete a democracia”. Após uma reeleição ganha num ambiente de disputa muito acirrado e diante dos sinais de desgaste com o Congresso Nacional, evidentes, inclusive, na eleição de Eduardo Cunha para a Presidência da Câmara dos Deputados, Verlaine também destacou como esse cenário nebuloso mostra as dificuldades dos trabalhadores neste momento e como será imprescindível o aumento da mobilização.

_

A apresentação foi seguida de um amplo debate, com intervenção de vários diretores da Contee, entre eles: o seu Secretário de Políticas Sociais e também, Presidente do Sinpro Goiás, o Prof. Alan Francisco de Carvalho, o Diretor Financeiro e Administrativo do Sinpro Goiás e da Fitrae-BC, o Prof. Manoel da Silva Álvares, o Assessor Jurídico do Sinpro Goiás, José Geraldo Santana de Oliveira, o Presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Fitrae-BC), o Prof. Geraldo Profírio Pessoa, entre outros representantes entidades filiadas.

José Geraldo Santana de Oliveira proferindo sua participação

_

O tema também foi tratado na segunda parte do seminário, apresentada pelo assessor parlamentar do Diap André Luís dos Santos. No entanto, frente às demandas emergenciais, o debate concentrou-se no Projeto de Lei 4.330, que escancara a terceirização, inclusive para atividades-fins.

Como há previsão de que a matéria seja votada no próximo dia 7 de abril, o seminário aprovou e indicou que as entidades filiadas à Contee intensifiquem suas ações nos estados e municípios junto aos parlamentares de suas regiões a fim de apontar os prejuízos da terceirização. A Confederação, por sua vez, também fortalecerá sua mobilização e, entre as ações programadas, encaminhará documento ao Congresso a fim de sensibilizar deputados e senadores contra o PL 4.330.

Fonte: Contee

Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goiás