Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Segundo pesquisa da Unesco, mundo vai precisar de 8,4 milhões de professores até 2030

Um estudo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco)   aponta que até 2030 o mundo vai precisar de mais 8,4 milhões de professores. Segundo a pesquisa, serão necessários 3,3 milhões de professores no ensino fundamental e 5,1 milhões no ensino médio.

O número de professores no ensino médio é maior porque demanda mais especialistas em disciplinas específicas e maior tempo de instrução. Ainda de acordo com o estudo, até 2015 serão necessários 3,5 milhões de professores.

Segundo o estudo, 58% dos países não têm atualmente número suficiente de professores para atender à demanda de crianças e jovens nas escolas. Se nada mudar, muitos países vão ter sérios problemas com a falta de professores em 2030 nos dois níveis de ensino.

A situação é mais grave na África Subsaariana, segundo o estudo, onde a previsão é de uma defasagem de 4,7 milhões de professores, sendo 2,1 milhões no ensino primário e 2,6 milhões no secundário. As outras regiões com maior necessidade de mais professores são o Sul e Oeste da Ásia (1,24 milhão) e os países árabes (1 milhão).

Para enfrentar este desafio, muitos países aumentaram o recrutamento para o ensino secundário inferior ao longo da última década. Se as tendências atuais forem mantidas , 42% dos 148 países que enfrentam escassez deve superar este problema em 2015 e 80% dos países que atualmente enfrentam escassez terá preenchido a lacuna até 2030.

Fonte: Sinpro RS, com informações de O Globo.