Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Projeção causa impacto definitivo nas aposentadorias

Segundo divulgação do IBGE (tabela de mortalidade de 2012, usada para cálculo do fator previdenciário a partir 02/12), o achatamento no valor dos novos benefícios é o maior nos últimos onze anos: a redução média é de 1,8%, podendo chegar a 2,3% para os homens que requererem sua aposentadoria aos 62 anos de idade.

Desde 1999, com a implantação do fator, a redução média no valor das novas aposentadorias foi de 0,5% ao ano, com exceção de dezembro de 2003, quando o IBGE alterou a metodologia de cálculo e o embargo ficou em 11,6%, na média.

No ano passado (12/12), o IBGE fez uma revisão da mortalidade de 2011 com base nos dados do Censo 2010. A atualização concluiu um resultado inédito: a expectativa de vida diminuiu rapidamente na população (a partir de 55 anos), e permaneceu a mesma (entre 49 e 54 anos de idade). Devido ao resultado, o redutor aplicado nas novas aposentadorias ficou igual ou menor as  aposentadorias concedidas até novembro de 2012.

O indicador é de que os valores do IBGE para a expectativa de vida foram superestimadas e não se confirmaram no Censo 2010. Ainda assim, o que eram apenas estimativas se tornou um fator definitivo, com danos irreversíveis no valor das aposentadorias. Sendo assim, o conflito dessas projeções é três vezes maior dos últimos nos.  

Os trabalhadores podem gerar e visualizar extratos do FGTS dos últimos 25 anos em uma ferramenta recém-lançada pela Caixa Econômica Federal.

 
http://apuc.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=784%3Atrabalhadora-podera-consultar-extrato-do-fgts-dos-ultimos-25-anos-na-internet

Assess. de Imprensa Sinpro Goiás