TV Anhanguera: professores da rede particular cobram remuneração por trabalho extraclasse

Deu na TV Anhanguera – Domingo de Greve em Goiás

Professores da rede particular cobram remuneração por trabalho extraclasse”

Como protesto, eles suspenderam atividades no final de semana, em Goiânia
Sindicato de escolas particulares nega que categoria não receba pelo serviço.

Imagem-adeladir_entrevista_TVProfessores de escolas particulares de Goiânia reclamam da falta de remuneração por trabalhos extraclasse, como preparar aulas e corrigir provas. Para alertar sobre o problema, eles protestaram no domingo (20) de uma forma diferente: suspenderam as tarefas escolares e dedicaram o dia ao lazer. O sindicato da categoria acredita que 5 mil profissionais aderiram ao movimento.

Adeladir Abadia da Silva é uma das professoras que paralisaram as atividades. Lecionando em escolas municipais e particulares, ela afirma que educadores da rede pública recebem pelo trabalho levado para casa.

Clique aqui, ou na foto acima, para ver o vídeo da matéria da TV Anhanguera)

“No município, nós temos esse tempo para planejar, e no estado também fornece esse tempo para o professor fazer o planejamento na escola. No setor privado ainda não tem. A gente entende que o mais importante pra nós, e prazeroso, é estar na sala de aula com o aluno. Mas o nosso trabalho é muito maior fora da sala de aula e não é remunerado”, ressalta Adeladir.

Imagem-Alan_entrevista_TV-2

Professor Alan: “A não realização de atividades docentes em casa vai repercutir”

Reunindo 236 escolas, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia nega que os professores trabalhem mais do que o devido. “Desconheço alguma escola que passe trabalho para o professor durante o final de semana. Se o faz, faz contra a orientação do sindicato. O mês tem 4.2 semanas e o professor recebe por 5.25 semanas. Esse 0.75 semana é para o trabalho extraclasse e descanso remunerado”, afirma o presidente do sindicato, Flávio Roberto.

)Fonte: Portal G1 – reprodução integral de texto)