Presidente do Sinpro Goiás participa de semana de mobilização no Congresso Nacional

20140815_150217A mobilização em defesa dos direitos dos trabalhadores, da Petrobrás e da democracia brasileira não terminou no dia 13 de março. Pelo contrário, após as claras manifestações golpistas das marchas orquestradas pela direita conservadora no último domingo, 15, nossa ação precisa ser intensificada. É por isso que os diretores da Contee, entre eles, o Prof. Alan Francisco de Carvalho, Presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (foto), participam até a próxima quinta-feira, 19, em Brasília, de uma semana de mobilizações no Congresso Nacional.

E hoje mesmo está em pauta no Congresso as reunião das comissões mistas que analisam as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, as quais retiram direitos dos trabalhadores. No mês passado, a Contee enviou ofício, anexado aos processos em tramitação no Senado, apontando que as MPs contrariam a Constituição e questionando as explicações difundidas para justificar os drásticos cortes sociais promovidos. “Segundo tais ‘explicações’, haveria abusos, e até fraudes, na utilização de todos eles, sobretudo do seguro-desemprego e da pensão por morte, que teriam se transformado em modo de vida para alguns”, ressalta a Contee. “Soa estranho o governo investir, de maneira frontal, sem discussão e sem contraposição, sobre direitos sociais e, em contrapartida, calar-se completamente a respeito da renúncia fiscal, que representa o saque anual de mais de R$ 70 bilhões, o que equivale a quatro vezes o que se espera economizar com o sangramento estabelecido pelas medidas provisórias em questão.”

Já amanhã, 18, a atividade prevista é uma mesa redonda na Câmara dos Deputados para tratar das demandas da sociedade civil organizada para 2015. Na quinta, por sua vez, a Contee promove, juntamente com seu Conselho de Federações, o seminário “Atualização e ações no atual panorama político do Congresso Nacional”. A atividade, para a qual estão convidadas todas as entidades filiadas, será realizada na sede do Sinproep-DF (SIG Quadra 03 – Lote 49 – Bloco C – Loja 50 – Brasília/DF, em frente ao Posto BR), das 10 h às 17 h. Na pauta estão incluídos os seguintes temas: cenário político no Congresso Nacional; agenda de lutas dos trabalhadores e trabalhadoras na atual conjuntura política; projetos de interesses específicos da Contee; atuação da Contee, federações e sindicatos junto aos parlamentares.

Fonte: Contee

Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goiás