Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Presidente do Banco do Brasil ofende mulheres em redes sociais

As publicações nas redes sociais do atual presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, deixaram perplexas as trabalhadoras da instituição e mulheres que lutam pela igualdade de direitos dentro e fora do local de trabalho.

Em suas publicações no Facebook entre 2011 e 2014, Rubem Novaes, além de criticar o PT e chamar de “ecochatas” as ONGs que defendem o meio ambiente, postou piadas machistas em que aparecem mulheres loiras supostamente ignorantes e fotos com insinuações de que as mulheres devem ficar na cozinha.

 

 

 

 

Em outras postagens, fez piadas extremamente grosseiras com a aparência de parte da equipe de mulheres do governo Dilma Rousseff e com a própria ex-presidenta da República.

Para a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT, Juneia Batista, as publicações de Novaes não surpreendem, já que o governo de extrema direita de Jair Bolsonaro (PSL/RJ) se “vendeu” para ganhar as eleições exatamente com essa pauta.

“Não te estupro porque você é feia! Essa frase de Bolsonaro reflete exatamente as pessoas que estarão com ele ao longo desses próximos quatro anos. Toda a equipe tem que pensar de acordo com o chefe. A misoginia é um dos traços principais desse governo”, diz Juneia.

Para a dirigente, somente o combate a esse governo e a resistência nas ruas é que acabarão com essas distorções.

“Esse desgoverno pode colocar um fim à história de conquistas das mulheres e da classe trabalhadora.”- Juneia Batista

Em reportagem publicada no site dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, a dirigente da Contraf-CUT e funcionária do BB, Fernanda Lopes, diz que um presidente que não tem conhecimento sobre a cultura interna da entidade e que tem posicionamentos notadamente machistas não traz segurança para as mulheres que trabalham no banco.

“Como estas mulheres vão prosseguir na carreira? Que medidas para reduzir a desigualdade entre os gêneros serão tomadas pelo banco se o presidente não está preocupado com esta desigualdade, a ponto de fazer piada com ela, inclusive na vida pessoal?”, questiona a dirigente.

Ataques à esquerda e ao meio ambiente

Em abril de 2014, Novaes compartilhou o vídeo de uma entrevista com o escritor Olavo de Carvalho, guru intelectual de parte da direita brasileira e de Bolsonaro, intitulada “1964: 50 anos do contra-golpe”.

O presidente do BB também criticou a ex-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, e o atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, além de compartilhar textos de terceiros defendendo o fim do voto obrigatório e questionando o aquecimento global.

Após a repercussão negativa de seu comportamento nas redes sociais, Novaes apagou essas publicações de sua conta do Facebook.

Portal da CUT