O CineClube do Sinpro Goiás – uma experiência educativa que estimula a participação do professor

O SINPRO GOIÁS tem a preocupação, não apenas de defender os direitos dos professores, mas também, em apresentar propostas pedagógicas para que eles possam desenvolver em sua dinâmica diária profissional. O cinema é uma ferramenta pedagógica que estimula a criatividade dos jovens para o conhecimento e desenvolve práticas culturais e artísticas que enriquecem a bagagem cultural, permitindo a estes, ter novas experiências, novas dimensões geográficas e assim, abrindo portas do saber, redimensionando a multidisciplinaridade tão exigida pelos novos parâmetros da educação e os novos Standards avaliadores da educação no Brasil.

O SINPRO GOIÁS estabeleceu em 2014 o CINECLUBE SINPRO GOIÁS, uma experiência educativa que estimula a participação do professor, alunos de licenciatura e o público em geral, compartilhando temas educacionais, discutindo filmes que abordam a relação entre professores e outros atores no sistema de educação, como são os pais, alunos, diretores, donos de escolas e sistemas educacionais. O Cineclube funciona com uma semana por mês na Vila Cultural Cora Coralina – uma parceria valiosa entre o Sinpro Goiás e o setor público.

O SINPRO GOIÁS junto com a UNIÃO DE CINECLUBISTAS DE GOIÁS, na figura do coordenador do Cineclube, o professor Francisco Javier Lillo Biagetti, desenvolve oficinas de “Cinema e Educação” para difundir, estimular e incentivar a prática do cinema na educação com alunos de licenciatura e pedagogia. Entre as Oficinas realizadas foram a participação do Cineclube no 1º Encontro de Cineclubes Goianos, realizado no Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás, entre 27 e 28 de fevereiro de 2015, onde se definiram as metas e projeções dos cineclubes no ano de 2015.

Entre as atividades que o Cineclube Sinpro participou do V Encontro de Pesquisadores de Cinema Chileno e Latino-americano, na figura do professor Francisco Lillo, com a temática “Chile na presença do cinema político Chileno”. Este encontro se realizou em Santiago do Chile, entre os dias 26 e 30 de abril. No mês de maio o cineclube participou do Cine-Debate no III Encontro Acadêmico Cientifico de Relações Internacionais da PUC, no dia 06 de maio no Campus I da Pontifícia Universidade Católica (PUC Goiás).  Em 8 de maio, o Cineclube participou 7ª Semana das Práticas Educativas do Curso de Pedagogia – 2015, com a oficina “Cinema e Educação”.

As futuras atividades do Cineclube do Sinpro Goiás serão as sessões mensais do Cineclube em parceria com a Vila Cultural Cora Coralina e a União dos Cineclubes Goianos, os encontros de Cinema e Educação em Anápolis no final de maio, no FICA na Cidade de Goiás, em Junho e em Goiânia, em Novembro, realizando oficinas para professores nos eventos correspondentes.

1ª Sessão do Cineclube do Sinpro 1ª Sessão 2015 do Cineclube do Sinpro

CINE-DEBATE CINE-DEBATE – III Encontro Acadêmico Cientifico de Relações Internacionais da PUC, realizado no dia 06 de maio de 2015

7ª Semana das Práticas Educativas do Curso de Pedagogia – 2015 Cineclube participou 7ª Semana das Práticas Educativas do Curso de Pedagogia – 2015, com a oficina “Cinema e Educação”

1º Encontro de Cineclubes Goianos realizado no Museu Antropológico