Negociação garante reajuste salarial antecipado para educação básica

Os salários dos professores das escolas particulares de educação básica de Goiás – com exceção do município de Goiânia – já têm garantidos reajustes por antecipação, a partir de janeiro.  Serão 9% para o piso salarial, e 5% para os demais níveis salariais.

O acordo fechado pelo Sinpro Goiás com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Goiás (Sinepe) assegura reajuste, para o piso salarial docente,  igual ao concedido ao salário mínimo, a partir de 1º de janeiro, ou seja, de 9%. Esse índice foi o anunciado pelo Governo Federal no dia 24 de dezembro de 2012.

O mesmo acordo assegura que os salários de professores da educação básica dessas instituições de ensino, situados acima do piso, terão antecipação salarial de 5%, em janeiro.

O processo de negociação salarial 2013, para todos os níveis de ensino, está em andamento e se concluirá na data-base, que é 1º de maio. Na expectativa do Sinpro Goiás, a negociação deverá resultar na recuperação das perdas inflacionárias e em ganhos reais salários para os docentes, até mesmo em níveis superiores aos obtidos na anterior.

Os esforços de negociação do Sinpro Goiás para garantir antecipação salarial também para dos docentes da capital, até o momento, não tiveram resposta positiva do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia (Sepe).

Mas a diretoria do Sinpro Goiás mantém-se firme nas conversações com os representantes daquele sindicato patronal da educação básica – assim como com os da educação superior -, na expectativa de assegurar que os reajustes salariais cheguem antecipadamente aos contracheques de todos os professores e professoras da base sindical.