Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Missa de 7º Dia em Homenagem ao Ex-Presidente da Apuc, Ex- Diretor do Sinpro Goiás, Juan Bernardino Marques Barrio

SINPRO GOIÁS - PROF. JUAN 00001

Comunicamos, com imenso pesar e tristeza, que a Missa de 7º Dia em Homenagem ao Ex-Presidente da Apuc, Ex- Diretor do Sinpro Goiás, Diretor do Planetário da UFG e Presidente da Associação Brasileira de Planetários (ABP), Juan Bernardino Marques Barrio, será realizada no próximo sábado, dia 12/08/2017, às 19h30, na Paróquia Mãe de Misericórdia (Rua 106-A, n. 62, S. Sul, Goiânia- GO). Ele esteve internado, na semana passada, na UTI do Hospital Samaritano com quadro grave de infecção e não resistiu, falecendo, precocemente, aos 62 anos de idade.

Juan Bernardino Marques Barrio foi presidente da Apuc por três mandatos (1988-1990/1990-1992/1998-2000) e diretor do Sinpro Goiás no período de 1984 a 1998, exercendo destacado papel no movimento de luta dos/as professores/as em Goiás. Na sua última gestão à frente da associação, empreendeu a construção da atual sede da Apuc – projeto arrojado e referência arquitetônica de autoria dos professores Marcus Gebrim e Mauro César de Brito e Silva. Para a reforma da sede, que está sendo realizada no momento dentro das comemorações dos 40 anos da Apuc, Juan Bernardino foi a primeira pessoa consultada pelo atual presidente da entidade, Joseleno Vieira dos Santos.

O falecimento precoce de Juan Bernardino Marques Barrio deixou os/as amigos/as consternardos/as e o apoio nos momentos finais junto à família foi dado pelo conselheiro fiscal da Apuc, José Maria Baldino, amigo inseparável de longa data. A diretoria da Apuc decretou luto na última segunda-feira (07/08), encerrando as atividades na entidade, para que todos/as pudessem se despedir no velório e sepultamento. Na sexta-feira (28/07), nove dias antes de partir, Juan esteve na associação onde acompanhou o andamento das obras da reforma.

Conhecido pelos/as amigos/as como pai dedicado, Juan Bernardino ainda não havia superado  a perda da filha Sara, há três anos, vítima de um grave acidente na escada interna de um edifício em Florianópolis (SC), cidade na qual vivia. Na época, ela ficou internada durante doze dias na UTI e não resistiu (leia a notícia aqui). Desde então, a tristeza se instalou no semblante do pai. Juan deixa os filhos Breno e Diego, a esposa Helena e incontáveis amigos/as.

Agradecemos às inúmeras mensagens de solidariedade e carinho recebidas neste momento de profunda tristeza. Solicitamos que avisem aos/às colegas sobre a Missa de 7º Dia, pois apesar dos esforços de divulgação da Apuc, Sinpro Goiás, Adufg, ABP, IESA/UFG, UFG e Jornal O Popular em comunicar o falecimento, acreditamos que muitas pessoas ainda não foram informadas sobre o lamentável acontecimento.

Missa Especial de 7º Dia de Juan Bernardino Marques Barrio
Data: 12/08/2017 (sábado)
Horário: 19h30
Local: Paróquia Mãe de Misericórdia
Endereço: Rua 106-A, n. 62, S. Sul, Goiânia- GO (próximo ao Colégio Externato São José)

10.08.2017 mapa paroquia missa juan

 

 

Carolina Skorupski, Assessoria de Comunicação da Apuc