Mais de 45% dos brasileiros não têm Ensino Médio completo

No Brasil, 46,4% da população (mais de 90 milhões de pessoas) acima dos 25 anos de idade não têm o ensino médio completo. Além disso, a média de estudo no País é de 7,2 anos, frente a 7,9 anos na América Latina.

Como esses índices, o País fica na 79º colocação entre as nações com populações mais estudadas, atrás de Cuba, Venezuela, Chile e Argentina. Porém, mantém-se entre outras 50 consideradas com alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

A boa notícia é que 91% dos brasileiros acima de 12 anos são alfabetizados. Porém, os 9% de não alfabéticos representam mais de 18 milhões de pessoas. Dentre os jovens do País que têm entre 15 e 25 anos, a taxa de alfabetização é de 97,5%.

Os dados constam no novo “Relatório de Desenvolvimento Humano” divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e têm como base o período de 2005 a 2012. Porém, ministros brasileiros reclamaram que os dados utilizados no estudo são os levantados pelo Banco Mundial em 2010. Nesse sentido, julgam que as informações da ONU não refletem melhorias do Brasil reconhecidas em estudos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizados nos últimos quatro anos.

Segundo o levantamento, cidadãos de países com o IDH alto estudam, em média, oito anos na vida. Em comparação, os habitantes das nações com IDH muito alto costumam estudar quase 12 anos (11 anos e sete meses) durante toda a vida. Em nações com baixo IDH, estuda-se apenas durante quatro anos na vida.

Na manhã de hoje, em entrevista coletiva concedida em Brasília, os ministros Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome); Arthur Chioro (Saúde) e Henrique Paim (Educação) comentaram os dados divulgados. Paim destacou disse que ocorreu melhoria de resultados na educação brasileira. Para ele, o avanço expressa que “houve um esforço do País no ponto de vista de inclusão e da melhoria de frequência [escolar]”.

— Se pegarmos dados [do Brasil] de 1980 tínhamos 2,6 anos de estudo [em média durante a vida] e um grande número de pessoas analfabetas.

Paim também falou que a educação do País está com boa posição considerando outras nações da América Latina e os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

— Diria que os resultados, desse ponto de vista, são muito interessantes, finalizou, elogiando a junção de políticas públicas dos ministérios da educação e da saúde como o “grande segredo” para a melhoria de resultados.

A Europa e a Ásia Central aparecem como as regiões ondem as pessoas permanecem mais anos estudando, seguidas pela América Latina e o oeste da Ásia. A África subsaariana é a última da lista. A média de tempo de estudos no mundo é de quase oito anos (sete anos e sete meses).

Apenas 11% dos jovens negros no Brasil fazem ensino superior, diz estudo da ONU
No Brasil, apenas 11% dos jovens negros que têm entre 18 e 24 fazem universidade. O acesso dessa parte da população ao ensino superior melhorou com relação ao ano de 1992, quando só 2,2% dos jovens negros e mestiços faziam faculdade.

Os dados têm como base o ano de 2012 e constam no novo “Relatório de Desenvolvimento Humano” divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Considerando o histórico nacional, o estudo elogia a implantação de políticas afirmativas no País, destacando a criação da Lei nº 12.711, mais conhecida como lei de cotas do ensino superior.

Aprovada em agosto de 2012, a medida garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia do País a alunos oriundos integralmente do ensino médio público.

Dentro da cota de 50%, as vagas devem ser reservadas considerando o percentual de pretos, pardos e indígenas em cada estado, de acordo com o último censo demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No relatório, a ONU destaque que, a partir da implantação da lei, “o Brasil está tentando reduzir as desigualdades raciais” entre a sua população. Também é mencionado que a medida garantiu o aumento de vagas direcionadas a brasileiros carentes em universidades públicas. Segundo o levantamento, as vagas para essa parte da população passaram de 30.000 para 60.000 em universidades federais.

Em entrevista coletiva concedida em Brasília, os ministros Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome); Arthur Chioro (Saúde) e Henrique Paim (Educação) comentaram os dados divulgados. Paim destacou que “houve um esforço nos últimos anos bastante grande para a implantação de políticas afirmativas”.

— O Enem possibilitou mudança de imaginário da população jovem sobre o acesso à educação. Esse processo de inclusão está reconhecido nesse relatório, disse o ministro.

Fonte: Sinpro RS

Jorn. FERNANDA MACHADO