Mais de 400 professores participam da X Jornada de Formação Continuada

IMG_3047

Nesta sexta-feira 16/09, começou a X Jornada de Formação Continuada com a apresentação do Bravíssimos Grupo Musical. Após o momento cultural foi dado início ao evento em que o presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – Sinpro Goiás, Prof. Alan Francisco de Carvalho, juntamente com a presidente do Conselho Municipal de Educação – CME, Prof. Ludymilla Moraes da Silva, com a participação do representante da Federação Interestadualdos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino do Brasil Central – Fitrae-BC, Prof. Railton Nascimento Souza e do Colegio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, Profa. Kelly Zoppei Flores comporam mesa e deram início aos trabalhos. Destinada a professores da Educação Infantil o evento contou com mais de 400 inscritos.

IMG_3074

Em seu discurso, Prof. Railton destacou o momento difícil em que o país está passando, além da interferência no direito dos trabalhadores e a realidade vivenciada pelos professores. “Muitas vezes somos submetidos a situações que exigem nosso máximo esforço, como ter que dar aula para salas superlotadas. Não podemos aceitar isso mais!”. Neste instante foi ovacionado pelo público presente.

IMG_3079Representante do Colégio Agostiniano, Profa Kelly destacou a importância da parceria entre as entidades envolvidas na realização da Jornada. “ Ano passado participamos da realização deste evento, este ano repetimos a parceria e esperamos de algum modo sempre poder contribuir nas proximas edições com essa iniciativa”

IMG_3101A profa Ludymilla, presidente do CME, também representou o presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME GO, prof. Elcivan Gonçalves França que se ausentou por motivo de problemas de saúde. Em seu discurso agradeceu a cada instituição parceira do evento e destacou o trabalho do conselho. “O conselho pensa em todos os ambitos sociais, desde o evolvimento dos pais no processo escolar dos filhos, nas vagas oferecidas pela administração pública na rede de ensino e na atuação das instituição privadas. Estamos sempre de portas abertas para atendê-los.” Reforçou que todos acompanhem as minutas sobre a Educação Infantil.

Durante sua exposição, o presidente do Sinpro Goiás, Prof. Alan salientou o momento de grande perigo que a categoria vivenciaIMG_3094 e exemplificou que atualmente existe 55 Propostas de Emenda Constitucional – PECs, que tramitam no Congresso Nacional, contrárias aos direitos dos professores. “É preciso que estejamos unidos! O Sinpro Goiás vem lutando contra esse tipo de arbitrariedade em desfavor dos docentes juntamente com a Contee que é a confederação que nos representa. Atualmente somos 46 Sinpros em todo país que defendem o direito dos professores. Peço que acompanhe nossas ações em nossas redes sociais, onde trazemos notícias do que estamos fazendo.” Encerrou sua fala agradecendo a participação de todos, relembrando as edições da Formação Continuada em que esteve como presidente a frente do sindicato e se despedindo desse evento que é o último de sua gestão.

Após a composição de mesa, a Prof. Dra Altina Abadia da Silva ministrou a palestra
“Proposta Pedagógica: as interações e a brincadeira como eixo curricular”. No inicio da jornada também foi sevido um delicioso Coffee Breack para os participantes.

No sábado das 08 as 12h  advogados do Departamento Jurídico do Sinpro Goiás, Dr. Lessandro Gomes Cerqueira, Dr Jônatas Neves Campros e Dra Merielle Linhares Rezende prestaram esclarecimentos sobres os direitos trabalhistas dos professores. Após este momento deu-se início as 10 oficinas oferecidas aos docentes.IMG_2999

A proxima etapa acontece nos dias 07 e 08 de outrubro.

Elen Aguiar

Assessora de Comunicação do Sinpro Goiás