Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Jogo de matemática na educação infantil

Jogo da Memória

O blog Pequenos Grandes Pensantes  ensina, em uma de suas matérias, um jogo da memória para ser trabalho com crianças do ensino infantil, que induz o raciocínio lógico e estimula a afinidade com os números e a matemática. Nas palavras da autora do blog, “Uma forma lúdica e divertida de introduzir os números com suas respectivas quantidades, ou seja, assimilar o concreto com o abstrato”.

Para se construir o jogo, usa-se copos plásticos, tampinhas de refrigerante ou outro tipo de recipiente, desde que todas sejam da mesma cor e tamanho. Dentro colocam-se os números a serem trabalhados, um em cada tampa ou copo. Nos outros para formar os pares cola-se miçangas, botões, o que o educador desejar, lembrando que devem ser iguais nesta parte também e de acordo com cada número a ser trabalhado.

Após a construção do material, reúna os alunos em mesas ou em um círculo no chão, explique sobre os números e suas respectivas quantidades. Vire as tampinhas ou os copos para baixo e os misture. Um estudante por vez desvira um par das tampas ou copos. Se acertar o par o este fica com as tampas e tenta novamente até errar. Quando se erra passa a vez para o próximo. Lembrando que quando se erra as tampas ou copos, estes deverão continuar virados para estimular a memória dos demais participantes. Ganha quem fizer o maior número de pares.

Que comece o jogo!

Com informações de Pequenos Grandes Pensantes.