Fitrae BC promove VI Seminário de Gênero e Etnia: Dilemas e Desafios da Educação na Diversidade

IMG-20160322-WA0001

Com o tema Dilemas e Desafios da Educação na Diversidade, a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Brasil Central – Fitrae-BC promoveu, na Cidade de Goiás, neste 19 e 20/03 o VI Seminário de Gênero e Etnia.

IMG-20160321-WA0032

Na abertura das palestras, a socióloga, Dra. Nagila Ibrahim el Kadi, fez sua exposição sobre a construção da identidade num contexto migratório. Após sua fala, o Seminário estende-se com a palestrante, presidente do Conselho de Igualdade Racial – CONIR, Janira Sodré, que relata e salienta a importância da cultura africana na formação social e cultural no Brasil, na implementação de programas e ações de enfrentamento do racismo. “Não podemos falar em igualdade sem falar de cidadania”, disse.

IMG-20160321-WA0028

No domingo, 20/03, as atividades começaram com a oficina para confecção de turbantes em seguida o prof. Clodoaldo Ferreira Fernandes discutiu a implementação de políticas públicas para a diversidade sexual dentro de um contexto escolar. Clodoaldo questiona os ambientes escolares que negligenciam o valor do Ser Humano no que tange a sexualidade. “A escola comporta-se como uma instituição que segrega o masculino do feminino, estereótipos”. destaca.

IMG-20160322-WA0002

Além das palestras o Seminário contou com participação efetiva dos convidados em rodas debates, na certeza de que o que foi discutido será levado para a escola com futuros projetos para grandes mudanças sociais.