Sinpro Goiás leva Faculdade Senac e mais três escolas ao Ministério do Trabalho

A defesa permanente dos direitos dos professores, que o Sinpro Goiás realiza, consolida cada vez mais a sua credibilidade meio à categoria docente. Os professores das escolas particulares sabem que podem contar com o apoio do Sinpro Goiás.

Isso está claro com o crescente número de denúncias que chegam ao Sinpro Goiás e que logo são encaminhadas aos órgãos competentes na defesa dos direitos trabalhistas: Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego.

Nos últimos dois meses, o Sinpro Goiás pediu à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) a realização de nada menos que 15 mesas-redondas, visando a imediata solução de problemas trabalhista e, assim, garantir os direitos dos professores.

Leia, a seguir, sobre as últimas mesas-redondas, realizadas dia 3 de maio de 2013, na SRTE.

A Faculdade de Tecnologia  Senac Goiás foi notificada a comparecer à reunião de mediação da SRTE, que se realizou no dia 3 de  maio de 2013, para prestar esclarecimentos sobre a denúncia, que chegou ao Sinpro Goiás, de que não está cumprindo o enquadramento de professores, de acordo com sua titularidade, segundo o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Os professores do Senac, em Goiás, reclamam também que são convocados a trabalhar no período de recesso escolar e que são obrigados a bater ponto após cada uma das aulas.

A empresa negou as denúncias e concordou com a proposta de reunir-se com o sindicato, dentro de 10 dias, quando apresentará a documentação comprovando a regularidade da implantação do PCCS.

Colégio Caminho de Gênios foi denunciado à SRTE por atrasar pagamento de 13º salário, pelo pagamento irregular de férias e por falta de recolhimento do FGTS e de INSS. Em reunião mediada pelo órgão federal, no dia 3 de maio, os representantes do colégio se comprometeram a apresentar ao Sinpro Goiás, até dia 10 de junho, os comprovantes de pagamento dos professores, relativamente ao mês de maio, e a comprovação de regularidade com o FGTS e o INSS.

O Centro Educacional Conviver teve de comparecer à mesa-redonda na SRTE, dia 3 de maio, denunciado pelo Sinpro Goiás, por convocar os professores para trabalhar durante o recesso escolar. Os representantes da escola fizeram o compromisso de apresentar ao sindicato, dentro de 10 dias, o calendário escolar de 2012 e 2013, contendo o período de recesso dos professores.
O Colégio Jesus Maria José foi notificado, e compareceu, para a reunião de mediação na SRTE, com o Sinpro Goiás, no dia 3 de maio, após denúncia dos professores de que a escola tem atrasado o pagamento do 13º salário, paga aos professores valores inferiores ao piso salarial definido em Convenção Coletiva e não concede intervalo para o descanso de docentes. Os representantes do colégio disseram que as denúncias não são verdadeiras e concordaram em apresentar aos Sinpro Goiás, em 10 dias, os comprovantes de pagamento dos professores, correspondentes ao período de novembro de 2012 a maio de 2013.