Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Encontro sindical aprova tese política anti-imperialista

Terminou na última quarta-feira, 2, o Encontro Sindical Internacional Anti-imperialista que reuniu milhares de sindicalistas de 24 países, entre eles, o Presidente do Sinpro Goiás e Coordenador da Secretaria de Políticas Sociais da Contee, o Prof. e Sociólogo Alan Francisco de Carvalho, em três dias de intensos debates realizados na cidade boliviana de Cochabamba.

Leia mais: Encontro na Bolívia reforça internacionalismo classista

Convocado pela Federação Sindical Mundial (FSM), Central Obreira Boliviana (COB) e com o apoio do governo daquele país, a atividade contou com a participação de mais de 50 organizações sindicais.

De acordo com o presidente da CTB, Adilson Araújo, que esteve presente junto à delegação da Central, o evento simbolizou um momento importante para a classe trabalhadora que é a que mais sofre as consequências da crise capitalista.

Para o cetebista “a construção desse momento novo possibilita maior acúmulo de força, a reafirmação de uma plataforma comum unitária em defesa do emprego, da democracia, da liberdade, contra as guerras e pela paz, e sobretudo a defesa de projetos de governos democráticos e populares rumo a uma transição mais avançada, o socialismo”, declarou Adilson.

Durante a plenária final aprovou-se uma Tese Política Anti-imperialista (leia aqui a íntegra em espanhol) que denuncia a agressividade do império contra os países e povos, um dos pontos citados como exemplo foi o sequestro do avião do presidente boliviano Evo Morales, que ficou retido por quatorze em Viena impedido de sobrevoar pelos países da Europa por ordem dos Estados Unidos.

A tese reconhece ainda os 69 anos de atuação da FSM em defesa da classe trabalhadora e convoca os movimentos sociais e sindicais para defenderem os processos de mudanças no continente.

 

_

Fonte: Portal CTB

 

 

 

_

Jorn. FERNANDA MACHADO

Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goiás