Encontro de Cinema e Educação

encontro de cinema e educação 2

Membro da diretoria do Sinpro Goiás, Railton Nascimento discursando no “Encontro de Cinema e Eucação”

Ocorreu nos dias 17 e 18 de setembro de 2013, das 14 às 18 horas, no Cine Cultura, localizado no Centro Cultural Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica, em Goiânia, o I Encontro de Cinema e Educação.

O evento, que foi idealizado e organizado pelo professor Francisco Javier Lillo Biagetti, teve realização do Colégio Decisão (Goiânia) e apoio do Senac e do Sinpro Goiás, que foi representado pelo membro da diretoria, professor Railton Nascimento.

Educadores, professores, realizadores audiovisuais e amantes do cinema (de Goiânia, Aparecida e região) difundiram seus projetos que unem a educação ao cinema e ao audiovisual e houve uma rica troca de experiências.

Dentre eles estão, os Projetos da OnG Casa da Árvore (localizada na Unidade de Goiânia Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás – UEG), FIVAC (Festival Intercolegial de Vídeo e Artes Cênicas – realizado em Aparecida de Goiânia), Projeto do IFG (Instituto Federal de Goiás) denominado Diálogo entre Literatura e Cinema, que busca incentivar a leitura de jovens através de adaptações cinematográficas, Cinema no Museu, cineclube mensal realizado pelo Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG), Projeto You raise me up (Você me eleva), efetivado pela professora Suely Bernadino, que tirou crianças de escolas públicas de Aparecida do mundo das drogas através da arte e da cultura. E por fim, foi apresentado cursos oferecidos pelo SENAC na área de audiovisual que dão uma boa base para quem quer ingressar nesse meio e criar experimentos no âmbito educacional.

Com a exposição das iniciativas, reafirmou-se a necessidade de se investir na capacitação de profissionais para que os projetos possam prosperar e o cinema e suas áreas afins possam continuar colaborando com a formação de jovens e crianças, com uma diversidade de propostas metodológicas que enriquecem a bagagem cultural dos estudantes.

O evento que tinha como finalidade fazer um reconhecimento e uma sondagem dos projetos educativos realizados nos últimos anos em Goiás (principalmente nas cidades de Aparecida e Goiânia) cumpriu o seu propósito. Aguardemos as próximas edições!

Para saber mais sobre o evento clique aqui.

encontro de cinema e educação

O Sinpro Goiás marcou presença no evento