Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Eleita nova presidente da UNE, Vic Barros aponta omissão na fiscalização do ensino superior privado

Congresso_Une

Jovens de todo o Brasil reúnem-se em Goiânia, Capital dos Estudantes

Aluna do curso de Letras da Universidade de São Paulo (USP), Virgínia (Vic) Barros, de 27 anos, natural de Garanhuns (PE), foi eleita presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), domingo, 2 de junho de 2013, ao final do 53º Congresso da entidade estudantil, realizado durante três dias, em Goiânia.

Conforme o publicado no site oficial da UNE, em um processo eleitoral que teve participação recorde de delegados representando 98% das instituições de ensino superior no Brasil, Vic foi eleita pela chapa “Bloco da unidade para o Brasil avançar, com 2607 votos (69%), dentro de um total 3.764 delegados credenciados.

As outras chapas concorrentes foram “Oposição de Esquerda da UNE”, com 618 votos (16,4%) e “Campo popular que vai botar a UNE pra lutar”, com 539 votos (14,3%). O grupo vencedor é vinculado à União da Juventude Socialista (UJS), ligada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

O Congresso da UNE também definiu, no sábado os rumos e posicionamentos da entidade para os próximos dois anos, no que diz respeito à conjuntura nacional, educação e organização do movimento estudantil. Foi convocada, na plenária final, uma Jornada de Lutas para os meses de junho, julho e agosto, com a pauta central da educação brasileira, em que a crítica a modelo privativista de ensino é fortemente criticado. Para a nova presidente da UNE, o governo Dilma Rousseff é inconseqüente e omisso na fiscalização do ensino superior privado.

Imagens: Divulgação UNE