Contee divulga Nota de Repúdio às agressões contra Marcha das Mulheres Negras

militaristas-entram-em-confronto-com-marcha-das-mulheres-negras-615x340

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), entidade que congrega todos os trabalhadores em educação do setor privado, frente aos fatos ocorridos nesta quarta-feira, 18, na chegada da 1ª Marcha das Mulheres Negras ao Congresso Nacional, no qual as participantes foram atacadas por manifestantes do Movimento Brasil Livre (MBL), entre outros que pedem intervenção militar e impeachment da presidente da República, vem trazer seu total repúdio à falta de respeito e segurança à comunidade negra brasileira, em especial às mulheres, que mais uma vez veem seus direitos serem cerceados pela ala conservadora que tenta a todo custo tomar o poder no país.

A marcha das mulheres negras reunia 20 mil participantes até o momento da confusão, quando dois policiais civis, de acordo com informações da Polícia Militar, deram tiros para o alto. Ao menos um deles integra grupo acampado em frente ao Congresso que defende a volta dos militares ao poder. Seria o mesmo policial de Sergipe, já detido durante manifestações de estudantes em 13 de novembro, na Esplanada dos Ministérios, por estar armado e ameaçar com arma manifestantes que participavam do ato.

A Contee reafirma a defesa contra racismo e o machismo presentes nas ações que agrediram a marcha, além da violência já vivida pelas mulheres. É inconcebível que fascistas impeçam a reivindicação e agridam mulheres, estudantes e demais movimentos sociais que ainda hoje são alvo de preconceitos e discriminação.

O Congresso Brasileiro, um dos mais retrógrados da história, é hoje cercado por um grupo armado que rechaça qualquer manifestação que busque a justiça social e o fim das desigualdades no Brasil. Até quando rojões serão lançados contra o povo que luta por melhores condições para o negro, para a mulher, para o homossexual, para a juventude?

Enganam-se aqueles que pensam que poderão calar com agressões e ameaças ou amedrontar as organizações sociais que sempre lutaram por um país soberano e desenvolvido. O povo brasileiro não fugirá à luta e a Contee reafirma seu posicionamento de combate as discriminações e preconceitos, bem como de defesa da liberdade e da democracia.

Fonte: Contee