Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Câncer de próstata é foco da campanha Novembro azul

0022-480x333

 

No mês passado as atenções foram para o Outubro Rosa, visando a conscientização das mulheres para a necessidade da prevenção do câncer de mama. Já em novembro o foco se vira para o Novembro Azul, que alerta os homens para a prevenção ao câncer de próstata.

A Contee participa da campanha e destaca a importância da prevenção contra a doença, que, segundo especialistas, precisa ser iniciada entre 45 e 50 anos por meio dos exames anuais de dosagem do PSA e toque retal.

“Tivemos contato com a pesquisa realizada pela Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata que mostrou que 47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos sintomas”, conta Cristina Castro, Coordenadora da Secretaria de Comunicação Social da Confederação. Ela defende que os homens repassem a situação aos médicos e não percam tempo para iniciar o tratamento e aumentar as chances de cura.

Detectar os sinais do câncer de próstata não é tarefa fácil, já que os sintomas não são específicos. Os mais comuns, de acordo com o estudo da Coalizão, são: cansaço (86% são afetados), dores nas costas (82%), dor generalizada (70%), fraqueza (67%) e dificuldade para dormir (62%), além da incontinência urinária.

Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. “O estímulo à prevenção é o foco também da nossa campanha, conscientizando os homens para que façam o exame de próstata”, explica Cristina.

 

Fonte: Fitrae-BC

Com informações da CONTEE