Consulta popular por reforma política tem de mais de 7 milhões de votos

Os movimentos sociais divulgaram ontem (24) o balanço da campanha em prol do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Segundo o contagem, 7.7754.436 milhões de brasileiros e brasileiras votaram em urnas fixas espalhadas por todo o país e por meio da internet. Desses, 7.525.680 – nada menos do que 97,05% – se manifestaram em defesa da convocação do foram favoráveis à convocação do plebiscito.

Esse montante representa 95% das urnas apuradas. A expectativa é que o número total seja apresentado até o próximo mês. Os estados que lideraram a votação foram São Paulo (2.617.703 votos), Minas Gerais (1.354.399) e Bahia (774.218). Mas  a campanha também contou com a adesão eleitores que vivem em outros países, como França, onde foram computados 4.621. Os votos brancos e nulos somam 0,37% (28.691).

As organizações que integram a campanha, entre as quais a Contee, entregarão o resultado das urnas para a Presidência da República, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal nos dias 14 e 15 de outubro, quando as 477 envolvidas na ação promoverão um ato unificado em Brasília.

Para a Contee, essa é uma pauta essencial, juntamente com a democratização dos meios de comunicação. O tema da consulta popular apresenta questões relacionadas ao sistema político, como o financiamento público de campanhas, a subrepresentação das mulheres, indígenas e negros no parlamento e a importância do fortalecimento de mecanismos de democracia, como a participação em conselhos e a construção de referendos e plebiscitos, que permitam ao povo participar das decisões políticas de forma efetiva.

Fonte: Contee com informações da CUT

.