Premiação reconhece iniciativas escolares que promovem a igualdade de gênero
Categorias
Geral Recomendadas

Premiação reconhece iniciativas escolares que promovem a igualdade de gênero

O prêmio ‘Construindo a Igualdade de Gênero’ da Secretaria de Políticas das Mulheres (SPM) abre suas inscrições para a 10ª edição. Escolas, estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação poderão inscrever trabalhos até 28 de novembro de 2014, pelo site da premiação.

A premiação é realizada em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Educação (MEC) e a ONU Mulheres

Em cerimônia realizada nesta última segunda-feira (2), no Palácio do Planalto, para a entrega do 9º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, diversos estudantes do ensino médio e superior de escolas públicas e privadas tiveram seus trabalhos reconhecidos.

O Centro de Ensino Fundamental 01 de Planaltina, região administrativa do Distrito Federal, esteve entre as 10 escolas premiadas. O colégio inseriu na grade curricular uma disciplina específica, que trabalha com os alunos o combate ao preconceito em todas as suas formas.

“Nosso projeto Diversidade na Escola é uma forma de continuarmos a luta para excluir a homofobia, o racismo, a misoginia, o sexismo dos nossos alunos”, explicou o coordenador de diversidade da Coordenação Regional de Ensino de Planaltina, Alexandre Brito.

Outro colégio premiado Georgete Eluan Kalume, de Rio Branco, com o projeto “Vivia e Não Via” estimula mães e mulheres da comunidade local. “São mulheres sofridas, que já passaram por violência, dependentes do marido. Nós levamos essas mulheres para a escola para que elas vejam nesse ambiente um amparo”, explicou o professor Hélio da Silva.

Sobre o prêmio

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi instituído em 2005 pela Secretaria de Política das Mulheres (SPM-PR), no âmbito do Programa Mulher e Ciência. O objetivo da premiação é estimular a reflexão sobre as desigualdades existentes entre mulheres e homens, com as abordagens de raça, etnia, geração, sexualidade e classe social.

É realizado um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos e tem por objetivo estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país e sensibilizar a sociedade para tais questões.

Atualmente, a premiação se divide em cinco categorias contempladas: estudante do ensino médio; estudante de graduação; graduado, especialista e estudante de mestrado; mestre e estudante de doutorado; e escola promotora de igualdade de gênero. Os autores recebem valores em dinheiro, bolsas de estudos, equipamentos de informática e assinaturas de revistas acadêmicas.

Cada categoria segue pré-requisitos específicos. No caso dos estudantes de graduação é preciso enviar a ficha de inscrição preenchida, currículo atualizado em Plataforma Lattes, artigo científico elaborado pelo estudante durante o curso de graduação, além do resumo do artigo que deve possuir entre 500 e 1000 palavras. Acesse o regulamento completo.

_

Fonte: Portal Brasil / Agência Brasil e Secretaria de Políticas das Mulheres 

Jorn. FERNANDA MACHADO

Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *