Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

USP aumenta em 60% o impacto de suas pesquisas em 12 anos

A principal universidade do país, a USP conseguiu aumentar o volume e o impacto de suas pesquisas. Em 2000, por exemplo, havia 0,99 citação para cada publicação. Em 2012, o número subiu para 1,58 (60% a mais).

No meio científico, a citação a um trabalho é uma das principais ferramentas de medição do impacto de uma pesquisa.

Os dados foram divulgados pelos especialistas Rogério Meneghini e Estêvão Gamba, que levantam as informações do indicador de pesquisa do RUF (Ranking Universitário Folha).

A base foi o Web Of Science, plataforma que considera os principais periódicos científicos do mundo.

Na avaliação preliminar de Meneghini, uma explicação para o aumento de citações foi o aumento de trabalhos feitos em cooperação entre a USP e pesquisadores estrangeiros.

Ex-reitor da USP e ex-ministro da Educação, José Goldemberg afirma que o aumento de interação com acadêmicos estrangeiros deveria ser um dos principais objetivos a instituição.

Segundo ele, o ideal é que houvesse mais estudantes e pesquisadores estrangeiros na universidade, o que poderia melhorar a qualidade de seus trabalhos. “Também deveria haver mais gente da USP no exterior. Mas, a maior internacionalização não vem por decreto. É preciso que haja uma cultura para isso”, disse.

Fonte: Portal Uol

 

 

 

Jorn. FERNANDA MACHADO

Assess. de Imprensa do Sinpro Goiás