Sinpro Goiás integra organização da III Conferência Municipal de Igualdade Racial

Goiânia realizará, nos dias 9 e 10 de agosto de 2013, a sua III Conferência Municipal de Promoção  da Igualdade Racial, com o objetivo de propor o Plano Municipal de Igualdade Racial. Com essa finalidade, a Secretaria Municipal de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e o Conselho Municipal de Igualdade Racial, de Goiânia, realizam, desde 28 de maio até dia 26 de julho, as Pré-Conferências, em órgãos públicos da administração municipal e em entidades da sociedade civil.

O Sinpro Goiás é uma das entidades que apóiam a realização da conferência e, no dia 24 de junho, pela manhã, recebeu a visita da Secretária de Promoção e da Igualdade Racial do Município de Goiânia, professora Ana Rita Marcelo de Castro. A professora, que também integra a Diretoria do Sinpro Goiás, foi recebida pelo presidente do sindicato, professor Alan Francisco que Carvalho, a quem formalizou convite para que a entidade sindical amplie e intensifique sua participação, tanto na atual fase preparatória quanto na conferência, em agosto.

O presidente do Sinpro Goiás reiterou a disposição do sindicato de participar de todo o processo da conferência e lembrou que o sindicato tem uma significativa participação histórica nos debates acerca das questões da igualdade racial. O Sinpro Goiás possui uma secretaria especialmente para tratar do assunto, a Secretaria de Gênero e Etnia, ocupada pela professora Zilmarina Camilo de Oliveira, e tem obras editadas para uso em sala, como livro “O Brasil Também é Negro”, que saiu por uma parceria com a atual PUC Goiás. Frequentemente apóia a realização de cursos de formação continuada, para professores, com o objetivo de atualizar conhecimentos sobre esse tema antropológico.

A Secretária Ana Rita explicou que as pré-conferências podem ser organizadas, até dia 26 de julho, nas instituições de ensino da educação básica e superior, associações comunitárias, grupos de atividades culturais, entre outras formas organização da cidadania que possibilitem a reflexão e proposições para a construção do plano municipal de igualdade racial.