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Professora de educação infantil avalia o Curso de Formação Continuada

Pedagoga, especialista em docência universitária e neuropedagoga, a Prof.ª Mônica Anastácio da Silva, natural de Rialma-Go, faz avaliações do Curso de Formação Continuada, realizado nos dias 12, 13, 19 e 20 de setembro, no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), pelo Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro Goiás), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, seção Goiás (UNCME-GOIÁS), o Conselho Municipal de Educação de Goiânia (CME de Goiânia), com o apoio da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Brasil Central (Fitrae-BC) e do Instituto Lato Sensu. Ela atua na educação infantil, com crianças de quatro anos.

 

Qual a avaliação que você faz do curso?

R: O curso foi de grande relevância para nós, professores, que trabalhamos com educação infantil. O tema foi muito pertinente para nossa formação  contribuindo de forma positiva em nossa prática educativa. O espaço foi suficiente, as instalações e a organização geral do evento, também, estavam bem organizadas e agradáveis, o que contribuiu para a realização do evento com sucesso.

Qual a importância do Curso de Formação Continuada para o desenvolvimento do trabalho docente na educação infantil?

R:Pensando em nosso dia a dia, em nossa prática pedagógica, o curso veio acrescentar em nossa formação, contribuindo com o desenvolvimento e prática do professor. A formação continuada é muito importante, nos auxilia  no aprimoramento e reflexão do trabalho. O curso “Identidade e desafios”, na educação infantil, foi muito positivo, onde a partir das palestras e minicursos, tivemos a oportunidade de trocar experiências, dialogar e debater sobre métodos eficazes relativos ao processo educativo.

Qual a relevância dos temas abordados?

Nos cursos ministrados, foram abordados variados temas de grande relevância para nossa prática educativa, “Formação de professores na educação infantil”, “Educação infantil: desafios na construção da identidade pedagógica”, entre outros. Todos foram adequados e de grande valia para  a educação infantil e seu desenvolvimento.

Sabemos que o processo educativo é complexo e precisamos estar sempre aprimorando nossos conhecimentos para acompanhar as mudanças e desafios da educação. O professor precisa ser um investigador e pesquisador no decorrer da sua vida profissional. Quando temos a oportunidade de participar de cursos e palestras, temos que aproveitar para incrementar nossas experiências profissionais. Foi também realizada uma roda de conversa sobre Direitos Trabalhistas, de grande importância para relembrar-nos dos nossos direitos.

Na minha opinião, todos os temas foram muito pertinentes. O minicurso em que participei foi maravilhoso, com o tema “Brinquedos e brincadeiras na educação infantil”. Foi um momento em que trocamos experiências, ideias e contribuições, sendo muito animado e dinâmico. Aprendemos muito e com certeza todos nós, participantes, ampliaremos nossa prática pedagógica e colocaremos em prática os aprendizados.

 

Qual a importância da interação da entidade com os professores, quanto aos aspectos pedagógicos e dos direitos trabalhistas, ambos abordados?

R: Acredito que para ter um bom trabalho em uma instituição, precisamos ter coerência e clareza em relação aos direitos e deveres de cada membro, a partir desse quesito podemos realizar um bom trabalho na instituição.

O curso de formação continuada proporcionou momentos de aprendizado e reflexão nos dois aspectos, tanto pedagógicos quanto direitos trabalhistas, mostrando que o professor pode ser um mediador desse processo de ensino, sendo um transformador na construção dessa identidade, tanto da criança quanto da instituição, pois a criança tem como espelho no ambiente escolar, o professor e temos que ser agentes modificadores desse processo, trabalhando para que essas crianças se desenvolvam de forma integral.

 

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Jorn. FERNANDA MACHADO

Assess. de Imprensa e Comunicação do Sinpro Goiás