Principais demandas da educação nacional serão entregues a presidenciáveis

As principais entidades nacionais do setor educacional, defensoras do fortalecimento da educação pública – entre as quais a Contee -, finalizam, nas próximas terça (19) e quarta-feira (20), um documento unificado com as diretrizes educacionais para os próximos quatro anos a ser encaminhado a candidatos dos Poderes Executivo e Legislativo.

Com o objetivo de assegurar o compromisso de todos os elegíveis, a Plenária Nacional de Educação – Em defesa da educação e do desenvolvimento soberano do Brasil, que acontece em Brasília nesses dois dias e que culminará no documento unificado, reúne entidades que representam, juntas, mais de 4 milhões de trabalhadores em educação dos setores público e privado, quase 70 milhões de estudantes secundaristas e universitários e parcela importante e significativa dos movimentos social, sindical e educacional.

A iniciativa parte da compreensão de que o fortalecimento da educação pública, gratuita, laica, de qualidade, e socialmente referenciada como direito de cidadania, bem como a regulamentação da educação privada, só se dará por completo por meio do comprometimento dos representantes eleitos no próximo mês de outubro.

Entre os pontos de destaque do documento estão o cumprimento dos avanços expressos no Plano Nacional de Educação (PNE) e das deliberações da II Conferência Nacional de Educação (Conae), marcada para novembro deste ano, como também a diretriz de que a educação é instrumento imprescindível para um projeto de soberania nacional.

Uma coletiva de imprensa será concedida ao fim da Plenária.

Evento: Plenária Nacional de Educação

Quando: 19 e 20 de agosto

Onde: Sede do Sinproep-DF (Setor de Indústrias Gráficas – Quadra 3 – Lote 49 – Bloco C – Loja 50), Brasília/DF

Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goiás