Presidente do Sinpro Goiás marca presença e manifesta apoio do Sinpro Goiás

Durante Café da Manhã da Educação, promovido pelo Sintego nesta terça-feira, 2, os trabalhadores da Rede Estadual de Ensino, em greve há 21 dias, receberam apoio de diversas entidades, como o Sindicato dos Professores do Estado de Goiás, Conselho Estadual de Educação, Escola de Educação da PUC, União Nacional dos Estudantes e subsecretaria Metropolitana de Educação e autoridades, como os deputados estaduais Isaura Lemos e José Nelto.

A presidenta do Sintego, Bia de Lima, informou a última proposta apresentada pelo governo, durante audiência na Seduce na tarde da última segunda-feira, 1. De acordo com a secretária Raquel Teixeira, a proposta do governo é pagar o Piso dos professores em julho e os meses de maio e junho, em 15 parcelas, a partir de janeiro de 2016. Para os administrativos, a proposta é conversar em outubro. Bia adiantou que a proposta não atende as reivindicações da categoria.

Presente no evento, a secretária Raquel Teixeira disse estar empenhada e compromissada com os trabalhadores da Educação, defendeu a Lei do Piso e se disse constrangida com o salário dos contratos temporários. Entretanto, não apresentou nenhuma outra proposta e justificou a passagem rápida: “eu estou saindo daqui correndo até para fazer uma negociação a partir da conversa que tivemos ontem”.

APOIO:

sintego

Alan Francisco de Carvalho Presidente do Sinpro  Goiás

“A nossa orientação é em defesa da escola pública, da escola de qualidade, da escola gratuita e respeito ao trabalho dos companheiros da rede pública. Estamos juntos, o Sinpro Goiás deve fazer uma declaração de apoio, contem conosco. “

Maria Ester Galvão de Carvalho – presidenta do Conselho Estadual de Educação:

Em nome dos conselheiros e do meu próprio, eu quero franquear o apoio ao Sintego, porque é uma bandeira do Conselho também tratar das questões da Educação com zelo, então no momento em que o Conselho exerce a sua função de fiscalização ele tem que zelar para que a Educação tenha as ferramentas e os instrumentos necessários para que a gente possa progredir. Conte conosco, conte com o apoio do Conselho.

Clélia Brandão – coord. Escola de Formação da PUC

Quando a gente pensa que tem uma ausência total da valorização dos profissionais da Educação eu entendo que os nossos gestores ainda não conseguiram entender a Constituição Federal. A Educação é um direito de todos e todas e para que esse direito seja garantido, nós precisamos de condições mínimas e não são as condições que nós temos hoje. Eu quero deixar aqui o reconhecimento da importância dessa luta, pela legitimidade dessa luta, porque é algo que supera a nossa dimensão profissional e passa para a garantia de direito.

José Nelto – Deputado Estadual

A luta de vocês é uma luta que merece ser respeitada, porque a prefeitura de Goiânia já deu para os professores o piso salarial a partir de janeiro.

Isaura Lemos – Deputada Estadual

Agradeço a oportunidade de estar com vocês e parabenizar o Sintego pela forma como está atuando, fazendo política para o bem dos professores, porque nós sabemos que não adianta ficar apenas criticando de forma agressiva como a gente tem visto alguns movimentos lá na Casa. Então, fazer política de convencimento, de persuasão é importante demais, porque nós estamos tratando com forças que têm interesses diferentes.

Marcelo Rezende – subsecretário Metropolitano da Educação

A minha avaliação dessa greve… eu acho positivo, porque, embora ela não tenha tido uma adesão grande das unidades escolares, eu acredito que ela recupera uma série de fatores muito importantes para os movimentos: o diálogo, do respeito, a imprensa tem dado espaço muito maior a esse movimento e vejo no governo uma mobilização muito maior da escuta mesmo.

Fonte: Sintego

Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goiás