Pauta da Câmara dos Deputados aborda temas relacionados à educação e violência contra mulher

camara11-615x340

Nesta semana que se inicia o mês de dezembro a Câmara de Deputados vai realizar importantes agendas nas comissões parlamentares e plenário.

Na terça-feira, 1º, às 9h, a Comissão de Educação organiza Seminário internacional sobre o desenvolvimento socioemocional e a educação, com o objetivo de debater as abordagens da emoção e da inteligência na educação e avaliar os seus impactos nas escolas brasileiras e sua contribuição para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem. O diretor da Contee e presidente do Sinpro Goias, Alan Francisco de Carvalho acompanhará a referida atividade.

A Frente Parlamentar Mista da Educação e a Comissão de Educação realizam juntas na quarta-feira, às 8h, oCiclo Educação em Debate Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foi convidado a participar o secretário da Educação Básica do Ministério da Educação, Manuel Palácios Cunha Melo. Até 15 de dezembro, o governo irá receber contribuições para este novo currículo, já disponível para consulta pública. A proposta final deverá ser entregue até abril ao Conselho Nacional de Educação. A Contee e demais entidades nacionais reivindicam junto ao MEC a ampliação do prazo.

No mesmo dia, às 9h, a Secretaria da Mulher da Câmara, a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher, e a Procuradoria Especial da Mulher do Senado organizam o Seminário Mulheres, Violência e Mídias Sociais. O evento integra as ações do Congresso relativas à campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.

A Comissão de Educação se reúne novamente na quinta-feira (3) para audiência pública que irá discutir os problemas e desafios dos campi fora das sedes das universidades federais do Brasil. Foram convidados, entre outros, o reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Gilciano Saraiva Nogueira; e o vice-diretor do campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fabrício de Oliveira Ourique.

Fonte: Contee

*Com informações de Câmara dos Deputados