Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

OPNIÃO – CARTA DA PROFESSORA IVONE COSTA REIS

Colegas de Profissão,

Como qualquer outra profissão, a de professor merece respeito.

Vivemos em tempos sombrios, no qual muitas vezes, sentimos medo por termos o conhecimento como ferramenta de trabalho, lembrando que conhecimento é diferente de informação.

Não vamos romancear o momento, o mês de outubro, o dia 15, sobretudo, é de reflexão, pois somos confundidos com “pais”, “mães”, “tias”, “não é trabalho, é por amor”. Triste, não? Pois o quanto estudamos para prepararmos uma aula de excelência não é contado, as horas de trabalho em casa, a elaboração e a correção de atividades, nada disso é mencionado.

Portanto, aproveito a data para refletir com as/os companheiras/os a respeito de nossa profissão: “O que temos feito? Como temos reagido aos abusos? Será que as/os alunas/os querem ter a mesma profissão que nós? Será que “não” estudamos o suficiente?”.

Esta  carta é apenas um mero desabafo, distante de querer aprofundar o viés histórico que carregamos sobre nosso árduo trabalho. Contudo é a partir de pequenas porções de interrogações que poderemos imaginar e dialogar sobre o que mais nos aflige, sobre o que nos torna emudecidos.

Este é o momento para dizer: NÃO precisamos de PARABÉNS, precisamos de RESPEITO.

 

Prof.ª Mª. Ivone Costa Reis