NOTA DE REPÚDIO DO SINPRO GOIÁS Á CARTA DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás/SINPRO GOIÁS vem a público repudiar a conduta do Sr.Ricardo Vélez Rodríguez, Ministro da Educação, que em comunicação com as escolas do país, decidiu-se por convocar a comunidade escolar a “saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração”. Ao final o texto, em afronta à Constituição e ao bom senso mais básico, exalta o slogan da campanha de Jair Messias Bolsonaro à Presidência da República: “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”. Outro ponto que causou espécie foi a recomendação do Ministro para que a leitura de trechos da carta seja gravada em vídeo, com os alunos perfilados e cantando o Hino Nacional. A orientação termina pedindo que a gravação seja encaminhada ao MEC.

O SINPRO GOIÁS considera um absurdo o gesto do mandatário do MEC, claramente direcionado à promoção da doutrinação do ambiente escolar, ao propagandear de forma acintosa o slogan de campanha de um partido. É invasiva e, por isso, reprovável a recomendação de indiscriminada filmagem de menores de idade para servir ao vil propósito de propaganda ideológico-eleitoral de um grupo político que está no poder. O Hino Nacional e todos os símbolos pátrios são de todos os brasileiros e brasileiras e não uma propriedade de um partido ou de uma agremiação sectária que se arvora sua guardiã.

Outrossim, esperamos que o Ministério da Educação respeite o ordenamento jurídico brasileiro, as liberdades individuais, o Plano Nacional de Educação e trabalhe em favor de uma educação pública de qualidade universal, gratuita e democrática, tendo como pilar de sua ação o fundamento constitucional do pluralismo político.

Sindicato dos Professores do Estado de Goiás